(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Depois de Executiva desautorizar apoio a tucano, bancada do PMDB almoça com Pimentel

O evento acontece um dia depois de o vice-governador Antônio Andrada e o candidato derrotado a prefeito de BH, Rodrigo Pacheco, declararem apoio à candidatura de João Leite no segundo turno


postado em 05/10/2016 11:35 / atualizado em 05/10/2016 13:53

O vice de Pacheco, deputado Vanderlei Miranda, disse não ter sido consultado sobre o apoio a João Leite(foto: Euller Junior / EM / D.A. Press)
O vice de Pacheco, deputado Vanderlei Miranda, disse não ter sido consultado sobre o apoio a João Leite (foto: Euller Junior / EM / D.A. Press)

Um dia depois de o vice-governador Antônio Andrade anunciar o apoio do PMDB ao candidato tucano à Prefeitura de BH, João Leite, a bancada peemedebista vai reafirmar seu apoio ao governador Fernando Pimentel (PT). Os parlamentares almoçam com o petista nesta quarta-feira, logo depois de uma reunião da Executiva municipal da legenda desautorizar o apoio ao candidato tucano.

No documento, os seis integrantes do comando da legenda em BH registram que não foram consultados sobre o apoio a Leite e desautorizam o apoio empenhado ao PSDB. O grupo não anunciou apoio a ninguém.

Entre eles está o líder da maioria na Assembleia, deputado Vanderlei Miranda, que foi vice de Rodrigo Pacheco na chapa. "Não fui sequer comunicado, fiquei sabendo pela imprensa que a noiva cobiçada do 2º turno já estava se derretendo aos pés do PSDB no dia seguinte da eleição, em uma reunião feita por pessoas que não representam a executiva", afirmou.

Atropelados

O PSDB é o principal adversário de Pimentel na Assembleia. João Leite é um dos mais duros em seu discurso. Vanderlei Miranda disse não ter nada contra João Leite ou o PSDB, mas criticou a forma como foi fechado o acordo "atropelando os membros da Executiva".

A bancada do PMDB tem 13 deputados na ALMG. "Naturalmente, a base está indo ao governador para não deixar dúvidas da posição da bancada", afirmou Miranda. O deputado participou virtualmente da reunião da Executiva, pois estava viajando.

O deputado federal Rodrigo Pacheco (PMDB) reafirmou o apoio a João Leite nesta quarta-feira. “Quero deixar claro que tenho apreço e respeito pelos meus colegas partido e vou respeitar a decisão deles de apoiar Alexandre Kalil e se alinhar politicamente com o PT, mas já tomei minha decisão. Meu apoio é a João Leite, andei por BH e não vou confiar a cidade a uma pessoa que não tem preparo nenhum”, afirmou.

Questionado sobre a decisão da Executiva Municipal do PMDB ter desautorizado o apoio a ele, João Leite disse estar contemplado com a aliança com Rodrigo Pacheco e com o apoio de lideranças como o vice-governador Antônio Andrade e o deputado federal Leonardo Quintão (PMDB). 

Confira a nota da Executiva do PMDB:


Os abaixo assinados, que somam a bancada estadual do PMDB na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a maioria dos membros da Comissão Executiva Estadual em Minas e a maioria na Comissão Provisória Municipal em Belo Horizonte, tornam público que não foram consultados sobre a adesão do partido à candidatura João Leite anunciada nesta data pelos presidentes Antônio Andrade, da Comissão Executiva Estadual, e Leonardo Quintão, da Comissão Provisória Municipal.

Considerando que toda decisão partidária é tomada junto de suas instâncias de deliberação e que esse regramento é especialmente caro ao PMDB, partido que tem o caráter democrático como um de seus princípios fundacionais, os abaixo assinados entendem que a adesão anunciada é de foro pessoal e individual de cada um dos dois presidentes, razão pela qual não a reconhecem, antes a desautorizam como sendo do partido.

Belo Horizonte, 5 de outubro de 2016

Assinam a nota:

Dep. Estadual João Magalhães Dep. Estadual Sávio Souza Cruz Dep. Estadual Adalclever Lopes Dep. Celise Laviola Dep. Estadual Ivair Nogueira Dep. Vanderlei Miranda Dep. Estadual Cabo Júlio Dep. Estadual Douglas Melo Dep. Estadual Leonídio Bouças Dep. Estadual Isauro Calais Dep. Estadual Iran Barbosa Dep. Estadual Tadeu Leite Dep. Tony Carlos Pres. da Fundação Ulysses Guimarães – Ângelo Tadeu Vereador de Belo Horizonte – Preto do Sacolão


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)