(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Nanicos em BH esperam ser convidados para debates por emissoras de rádio e TV

Supremo dá chance aos partidos ou coligações com menos de 10 parlamentares participarem de debates na TV. Aval depende de emissoras


postado em 26/08/2016 06:00 / atualizado em 26/08/2016 08:12

Candidatos de partidos nanicos respiram um pouco mais aliviados com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de permitir a participação nos debates na TV das legendas com menos de 10 parlamentares na Câmara dos Deputados. Mas o clima entre os pretendentes a prefeito de Belo Horizonte ainda é de cautela, já que a Corte concedeu às emissoras a autonomia de convidá-los ou não para o embate entre os candidatos. Pela regra atual, três das 11 candidaturas em disputa poderiam ficar de fora das discussões.

A maioria dos ministros do STF manteve a regra que obriga as emissoras de rádio e televisão a convidarem para debates candidatos de partidos ou coligações com pelo menos 10 candidatos. O tribunal abriu a possibilidade de as redes de rádio e TV convidarem candidatos nanicos, sem a necessidade de haver concordâncias dos demais participantes.

A candidata do PSTU à prefeitura de BH Vanessa Portugal se reuniu ontem com a equipe de campanha para avaliar estratégias de divulgação das propostas caso ela ficasse de fora dos debates. “A decisão de liberar e não obrigar coloca na mão das emissoras. Vamos tentar entrar em contato com elas para garantir a nossa participação. A população tem o direito de conhecer seus candidatos”, afirma. A candidata do PSOL, Maria da Consolação, espera que as duas únicas mulheres candidatas a prefeita não fiquem fora do debate. “A maioria da população é mulher”, reforçou a representante do partido com seis parlamentares em exercício.

O candidato Eros Biondini (PROS) acredita que a decisão torna a disputa mais democrática e espera que as emissoras se sensibilizem. O Pros tem sete deputados na Câmara e, pela regra, ficaria de fora das discussões no rádio e na TV. “De toda forma, já tenho me comunicado muito com a população por meio das redes sociais e da minha caminhada pela cidade”, reforça.

CAMPANHA Demais candidatos com lugar garantido nos debates seguiram no corpo a corpo com eleitores. Délio Malheiros (PSD) visitou a Associação dos Delegados da Polícia Civil de Minas Gerais (Adepol-MG), onde teve conversa amistosa com os integrantes. O vice-prefeito contou sobre sua trajetória e comentou sobre a relação com o prefeito Marcio Lacerda. “O Marcio tem lá suas dificuldades políticas, mas é um exímio administrador. Nosso foco é dar continuidade a esse trabalho”, afirmou Délio, destacando que vai tirar do papel o BRT (transporte rápidos por ônibus) da Avenida Amazonas.

Rodrigo Pacheco (PMDB) esteve com revendedores de combustíveis em reunião no sindicato dos postos (Minaspetro). Na conversa, ele destacou que a burocracia acaba travando a atividade econômica. Para promover o desenvolvimento econômico, ele defendeu maior comunicação entre órgãos municipais, estaduais e federais.

O tucano João Leite participou ontem de assinatura do termo de compromisso com o projeto Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq. “Nosso compromisso é universalizar o acesso à educação infantil. Vamos implantar o Centro de Referência do Professor, que será um espaço virtual de capacitação e aprimoramento”, disse.

Reginaldo Lopes (PT) foi à portaria da UFMG conversar com estudantes. “Assumimos o compromisso de garantir o transporte público para jovens do ProUni e do Fies. Vamos estudar a possibilidade de termos transporte para os cotistas também”, disse.

O deputado estadual Sargento Rodrigues (PDT) caminhou pelo comércio de Venda Nova, onde escutou as demandas da população. As principais reclamações dos moradores eram em relação ao transporte público, assistência de saúde e segurança. “Temos que ter mais unidades de saúde em Belo Horizonte e remédios gratuitos. Vamos ampliar os remédios para a farmácia popular. Essa é uma de nossas propostas”, disse.Na sequência, ele almoçou no restaurante popular do Barreiro.

O encontro do candidato Luís Tibé (PTdoB) ontem foi com representantes da Fiscalização da PBH, e, depois, se reuniu com jovens na Praça João Alves, em Venda Nova. Marcelo Álvaro Antônio (PR) se reuniu com integrantes da Cruz Vermelha e depois se reuniu com lideranças do PSDC.

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)