(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Partidos buscam aliança e tempo na TV para disputar Prefeitura de BH

Com sete nomes oficialmente lançados, legendas já trabalham coligações para a disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte


postado em 12/07/2016 06:00 / atualizado em 12/07/2016 07:35

João Leite busca aliança com o DEM, PTB, além do PPS, disputado também por Brant, enquanto Reginaldo quer se aliar ao PCdo B, PRB e PTdoB(foto: Gladyston Rodrigues e Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press - Zeca Ribeiro/Câmara os Deputados)
João Leite busca aliança com o DEM, PTB, além do PPS, disputado também por Brant, enquanto Reginaldo quer se aliar ao PCdo B, PRB e PTdoB (foto: Gladyston Rodrigues e Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press - Zeca Ribeiro/Câmara os Deputados)

Belo Horizonte já tem sete candidatos oficialmente lançados para a disputa pela prefeitura. Até o dia 15 de agosto, data máxima para registro das candidaturas, muita coisa ainda pode acontecer, haja vista o que ocorreu na disputa de 2012, quando o PT, na última hora, rompeu com o prefeito Marcio Lacerda (PSB) e lançou nome próprio. Mas o fato é que a principal preocupação dos candidatos agora é com o tempo de propaganda eleitoral e as alianças proporcionais para a escolha dos vereadores. Os dois dados são fundamentais para quem pretende ocupar a cadeira de Lacerda. Ainda mais com a campanha mais curta e o tempo de rádio e televisão reduzido. E com candidaturas pulverizadas, como nesta disputa.


O PSDB deve contar com o apoio do DEM e do PTB, mas busca outros partidos para ampliar esse leque. Na mira estão duas legendas que não fazem parte da base governista da Assembleia, o PPS e o PP. Nos bastidores, os tucanos já dão como praticamente certa a aliança com essas duas legendas, mas as conversas ainda não foram oficializadas. Os partidos têm até o dia 5 de agosto para realizar suas convenções para escolha de candidatos.


Ontem, o deputado estadual João Leite, candidato do PSDB, esteve na sede do PPS discutindo uma provável aliança. O PSB, que lançou a candidatura de Paulo Brant, também cobiça o PPS, que faz parte da base de governo de Lacerda, mas que se divide entre a candidatura do tucano e a do socialista.

O PMDB, que já tem um bom tempo no horário eleitoral, também está em busca de aliados. O partido tem como principal atrativo para a chapa encabeçada pelo deputado federal Rodrigo Pacheco o atual comando do país, mas, em Belo Horizonte, vai ter que disputar a mesma base do governador Fernando Pimentel e do prefeito. Nas últimas eleições, a legenda sempre esteve aliada ao PT, mas depois do afastamento da presidente Dilma Rousseff e de disputas de poder entre Pimentel e o vice-governador Antônio Andrade (PMDB), a aliança para a prefeitura, tida como certa no começo do ano, melou. Há também quem aposte em uma futura composição entre João Leite e Pacheco, pois o deputado federal é ligado ao senador Antonio Anastasia. O PMDB conversa ainda com o PTN do presidente da Câmara Municipal, Wellington Magalhães.

IMPEACHMENT O candidato do PT, Reginaldo Lopes, quer o apoio somente dos partidos que não fecharam questão contra o afastamento da presidente. O principal aliado deve ser o PCdoB, que tem como pré-candidata a deputada federal Jô Moraes, e também o PRB e o PTdoB do deputado federal Luiz Tibé. O partido sonha ainda em fechar uma aliança com o PDT que, nacionalmente foi contra o impeachment. No entanto, o partido é adversário do governo Pimentel na Assembleia e tem um pré-candidato, o deputado estadual Sargento Rodrigues.

Rodrigues, no entanto, dificilmente deve mesmo ser candidato por falta de apoio da legenda. E nesse fim de semana ele deu mostras de uma possível desistência ao participar do lançamento da candidatura do deputado federal Eros Biondini (PROS). O pedetista estava no palanque ao lado de Biondini e chegou aparecer nas fotos de mãos dadas e levantadas com o parlamentar do PROS.

Alexandre Kalil (PHS), que aparece bem colocado nas pesquisas eleitorais, atrás apenas de João Leite – segundo levantamento do Estado de Minas – terá que correr atrás de tempo na televisão, já que sua legenda tem poucos segundos no horário eleitoral, que é calculado com base na bancada de deputados federais eleita em 2014. O PSOL, que vai lançar Maria da Consolação, também tem pouco tempo, mas pode ampliar com apoio do PSTU, com quem a legenda se aliou na disputa pelo governo de Minas.

 Pulverização

» Candidaturas já formalizadas à Prefeitura de BH

Alexandre Kalil (PHS), ex-dirigente do Atlético Mineiro
João Leite (PSDB), deputado estadual
Paulo Brant (PSB), diretor-presidente da Cenibra
Reginaldo Lopes (PT), deputado federal
Rodrigo Pacheco (PMDB), deputado federal
Eros Biondini (PROS), deputado federal
Maria da Consolação (PSOL), professora

» Candidaturas ainda indefinidas

Délio Malheiros (PSD), vice-prefeito de BH
Jô Moraes (PCdoB), deputada federal
Mário Caixa (PV), deputado estadual
Paulo Lamac (Rede),  deputado estadual
Sargento Rodrigues (PDT), deputado estadual
Marcelo Álvaro Antônio (PR), deputado federal


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)