(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dez momentos para entender como foi o dia do ex-presidente Lula

Condução coercitiva de Lula para prestar depoimento à PF desencadeou série de fatos que agitaram o cenário político


postado em 04/03/2016 21:53 / atualizado em 04/03/2016 23:07

O cenário político brasileiro esteve movimentado ao longo desta sexta-feira (04), quando foi deflagrada a 24ª fase da Operação Lava-Jato, apelidada de Aletheia. Logo no início da manhã, o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva foi conduzido coercitivamente para prestar depoimento na Polícia Federal. A condução do petista desencadeou uma série de outros acontecimentos que marcaram o dia.

(foto: AFP Photo/Nelson Almeida)
(foto: AFP Photo/Nelson Almeida)


1 - Lula é levado para depor

(foto: Zanone Fraissat/Folhapress)
(foto: Zanone Fraissat/Folhapress)

No começo da manhã, o juiz federal Sérgio Moro concedeu um mandado de condução coercitiva contra Lula. Policiais federais foram até a casa do ex-presidente e o levaram para o Pavilhão das Autoridades, localizado ao lado do aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O petista prestou depoimento por, aproximadamente, três horas. Após ser liberado, ele seguiu para a sede do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT).

2- Manifestantes contra e a favor de Lula entram em confronto

(foto: AFP Photo/Nelson Almeida)
(foto: AFP Photo/Nelson Almeida)

Enquanto Lula era ouvido pela PF, manifestantes favoráveis e contrários ao ex-presidente se aglomeravam em frente à casa do petista, em São Bernardo do Campo, e no Aeroporto de Congonhas. Os dois grupos entraram em conflito e uma pessoa chegou a ser levada para o hospital. Horas mais tarde, cerca de 220 apoiadores de Lula se reuniram em Brasília, convocados pelo diretório regional do PT.

3 - Buscas na casa de dono do sítio de Atibaia

(foto: Reprodução)
(foto: Reprodução)

A Polícia Federal também realizou buscas na casa e nas empresas de outro investigado da 24ª fase da Lava-Jato: Jonas Suassuna. O empresário é dono do sítio em Atibaia (SP) que seria freqüentado por Lula. Nos endereços, os agentes da PF xfizeram cópias de arquivos digitais e apreenderam documentos, contratos e equipamentos eletrônicos.

4 - Delcídio perde defesa no Conselho de Ética

(foto: André Correa/Agência Senado)
(foto: André Correa/Agência Senado)

Os advogados Gilson Dipp e Luís Henrique Machado abandonaram a defesa do senador Delcídio Amaral (PT-MS). O petista é investigado na Comissão de Ética do Senado por quebra de decoro parlamentar. Segundo o Correio apurou, a saída dos advogados do caso foi motivada pela divulgação da delação premiada do senador. Em depoimento, Delcídio disse que partiu de Lula o pedido para realizar pagamentos ao ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, a fim de comprar o seu silêncio. O Instituto Lula nega as acusações.

5 - Lula concede entrevista

(foto: AFP Photo/Nelson Almeida)
(foto: AFP Photo/Nelson Almeida)

Após prestar depoimento por quase três horas, Lula seguiu para a sede do Diretório Nacional do PT, onde concedeu uma entrevista coletiva. Nela, o ex-presidente se disse inocente e criticou o mandado de condução coercitiva expedido contra ele. O petista chegou a afirmar que se “sentiu como um prisioneiro”. Lula finalizou a entrevista ironizando: “se queriam matar a jararaca, tinham que bater na cabeça, mas bateram no rabo”.

6 - Dilma se diz inconformada

(foto: Minervino Júnior/CB/D.A Press)
(foto: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

Em um rápido pronunciamento, a presidente Dilma Rousseff manifestou seu “absoluto inconformismo com o fato de o ex-presidente Lula, que por várias vezes compareceu de forma voluntária para prestar esclarecimentos perante as autoridades, seja agora submetido a uma desnecessária condução coercitiva para prestar mais um depoimento”. Dilma também rebateu as acusações que teriam sido feitas pelo senador Delcídio Amaral (PT-MS) em uma delação premiada e o acusou de tentar atingi-la por “vingança”.

7 - Aécio opina sobre a Operação Lava-Jato

(foto: Beto Barata/Agência Senado)
(foto: Beto Barata/Agência Senado)

O senador e presidente nacional do Partido da Social Democracia Brasileira, Aécio Neves (PSDB-MG), avaliou que “o avanço da Operação Lava-Jato é um passo definitivo para que os brasileiros possam ter acesso à verdade que há muito tempo vem sendo sonegada ao país. [...] Os graves indícios de irregularidades e crimes cometidos à sombra do projeto de poder do PT finalmente estão vindo à luz”. A mensagem foi postada na página oficial do senador no Facebook.

8 - Dólar cai e atinge menor cotação do ano

(foto: Fernando Carvalho)
(foto: Fernando Carvalho)

O mercado financeiro reagiu bem aos desdobramentos da Operação Lava-Jato. Por volta das 18h, o dólar havia caído 1,12% e chegado aos R$ 3,7675. A cotação é a menor desde o dia 9 de dezembro do ano passado.

9 - Memes dominam a internet
(foto: Reprodução)
(foto: Reprodução)

Quem também reagiu à nova fase da Lava-Jato foi a internet. Os usuários não perdoaram e, assim que o ex-presidente foi levado para depor, diversas imagens com brincadeiras e piadas começaram a ser divulgadas nas redes sociais. O nome de Lula chegou a figurar no primeiro lugar entre os assuntos mais comentados do mundo no Twitter.

10 - “Aplaudaço” para comemorar ação da PF

No fim da noite, pessoas contrárias ao ex-presidente Lula promoveram um “aplaudaço”. Da janela de casa, os manifestantes batiam palmas em apoio à ação da Polícia Federal. A ação foi registrada em São Paulo, Brasília, Curitiba, Recife, Espírito Santo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)