(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dilma se diz indignada e inconformada com casos de Lula e de Delcídio

A presidente dedicou a maior parte do tempo para falar do vazamento do que ela chamou de "hipotética delação" do senador


postado em 04/03/2016 17:57 / atualizado em 04/03/2016 20:16


A presidente Dilma Rousseff (PT) classificou nesta sexta-feira, em pronunciamento, que a possível delação feita pelo senador Delcídio do Amaral é “imoral e mesquinha” e trata de “desejo de vingança de quem não defendeu quem poderia ser defendida”. Sobre a condução coercitiva do ex-presidente Lula, ela chamou de “desnecessária” e demonstrou o “mais absoluto inconformismo” com o fato. Ela falou após se reunir com governadores no Palácio do Planalto. Ela estava acompanhada de 12 ministros.

"Quero manifestar o meu mais absoluto inconformismo com o fato de o ex-presidente Lula, que por várias vezes compareceu de forma voluntária para prestar esclarecimentos perante as autoridades, seja agora submetido a uma desnecessária condução coercitiva para prestar mais um depoimento", disse a presidente. Segundo ela, o petista sempre prestou os devidos esclarecimentos quando foram solicitados. A presidente resumiu seus comentários sobre a ação da 24ª fase da Operação Lava-Jato.

Na sequência, a presidente passou a dedicar o tempo de fala as denúncias que teriam sido feitas em delação do senador Delcídio do Amaral, divulgada nessa quinta-feira, pela revista Istoé. A presidente afastou a hipótese de ter tratado de nomeações de ministros para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) com o senador, que era líder do governo no Senado. Segundo a informação divulgada pela revista, ela teria tomado essa atitude para beneficiar empresários investigados na Lava-Jato.

Do ponto de vista institucional, não teria nenhuma razão a pedir com um senador para conversar com um juiz. Não é o senador que participa dos processos de nomeação dos ministros do STJ e nem do Supremo. Nomeei 16 ministros do STJ e 5 do Supremo. É absolutamente subjetiva e insidiosa a fala do senador, se ela foi feita", disse. A presidente ainda disse que a atitude de Delcídio tem caráter vingativo e “mesquinho”.

Panelaço

Durante a transmissão do pronunciamento da presidente, algumas pessoas se manifestaram batendo panelas nas janelas dos apartamentos. Alguns motoristas, ao perceber a ação de protesto, também buzinaram em apoio.
(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)