(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Críticas ao PT invadem redes sociais

Após a exibição do programa do PT, a hashtag #panelaço ocupou o primeiro lugar entre as mais comentadas no Twitter. Oposição vê "deboche" e "arrogância" no conteúdo que foi ao ar


postado em 07/08/2015 06:00 / atualizado em 07/08/2015 07:20

Manifestantes batem panelas na capital federal: PT ironizou esse tipo de protesto mas não conseguiu emplacar hashtag que tentou lançar (foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press)
Manifestantes batem panelas na capital federal: PT ironizou esse tipo de protesto mas não conseguiu emplacar hashtag que tentou lançar (foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press)

O programa do PT ficou disponível desde a manhã dessa quinta-feira (6)na internet e antes mesmo de ser exibido na TV, à noite, já provocava reações contrárias: críticas da oposição e elogios dos militantes e integrantes do partido. Mas à noite, depois de ir ao ar, a hashtag (palavra chave usada para marcar um mesmo assunto nas redes sociais) que emplacou no topo das mais comentadas do microblog Twitter em todo o Brasil foi #panelaço. A manifestação chegou a ser o terceiro assunto mais comentado. Cerca de uma hora depois, já ocupava o primeiro lugar.

O nome do ator Zé de Abreu, que apresentou o programa do partido, também figurou no topo, mas na nona posição entre os assuntos mais comentados. Já a expressão #CaminhodaEsperança, lançada pelo PT, não conseguiu chegar no ranking do microblog. A hashtag #ComPTpeloBrasil também não emplacou entre os assuntos do momento.

No Twitter, o senador José Anibal (PSDB-SP) criticou o programa, classificado por ele como “sórdido”. “Destino trágico que Dilma e o lulopetismo querem para os brasileiros: panela cheia para eles, panela vazia para nós”, afirmou o senador, em referência a um trecho do programa que mostra panelas cheias de comida. Já deputado Rodrigo de Castro (PSDB-MG)postou um vídeo de um protesto em Belo Horizonte e elogiou a manifestação contra o PT e a presidente Dilma Rousseff.

O ex-deputado federal Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), cujo partido faz parte da base aliada do governo Dilma, também criticou o programa do partido, considerado por ele um “deboche”. “Meu Deus do céu, será que o PMDB vai continuar nisso por meia pataca de sinecuras? “, disse o ex-parlamentar, que defende a saída do partido da base aliada.

O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), cuja imagem aparece no programa em um trecho em que o PT critica os que, segundo o partido, pensam somente em seus interesses políticos, também comentou o programa em seu perfil no Twitter. Segundo ele, ser criticado pelo PT é bom sinal. “Ser criticado pelo PT em seu programa de TV mostra que estou no lado certo, o lado dos brasileiros, em defesa do Brasil”, postou o senador.

O programa desagradou não só os políticos de oposição. O advogado Gaudêncio Torquato, especialista em marketing político, o comparou às apresentações do guitarrista Santana. “Vi o programa do PT. Sem novidades. Justificando a crise. Um programa estilo Santana. Caras, bocas, expressões e depoimentos”, escreveu no microblog Twitter.

O pastor Silas Malafaia, um dos líderes evangélicos que mais faz oposição ao governo Dilma e ao PT, principalmente nas redes sociais, chamou o partido de “arrogante”. “O PT continua arrogante, transfere sua responsabilidade para os outros e continua mentindo com a maior cara de pau, que vergonha”.

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) não gostou da ironia com a forma mais badalada de protesto: o panelaço. “O PT zomba de forma agressiva daqueles que se manifestam nos panelaços contra a corrupção, que se manifestam contra a carestia, contra a inflação, a perda de investimentos e o crescimento negativo da nossa economia”, disse o tucano, cuja imagem também aparece no programa petista.

Ele criticou ainda o fato de o programa não tocar no tema corrupção. “O governo do PT perde hoje mais uma extraordinária oportunidade de falar a verdade. Zomba da inteligência dos brasileiros. O programa de 10 minutos não foi capaz, seja pela voz do seu presidente nacional, seja pela voz do ex-presidente da República ou da própria presidente Dilma, de dizer uma palavra sequer em relação ao que vem acontecendo no país na Operação Lava-Jato, sobre a prisão do tesoureiro do partido, sobre o fato de a maior liderança do partido do ponto de vista da sua organização, o ex-ministro José Dirceu, estar preso”, disse.

Militantes petistas e simpatizantes do governo elogiaram o programa, principalmente pela ironia em relação ao panelaço. O presidente do PT, Rui Falcão afirmou no Twitter que o partido foi o “que mais encheu a panela dos brasileiros”. Já o senador Sibá Machado (AC-PT) aproveitou o momento da exibição do programa para destacar obras do governo Dilma em seu estado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)