(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Polícia Civil fecha Prefeitura de Vespasiano para apreender documentos

A apreensão de documentos na Prefeitura de Vespasiano faz parte de uma megaoperação da Polícia Civil que investiga desvio de dinheiro público em 25 municípios mineiros


postado em 05/03/2015 12:08 / atualizado em 05/03/2015 13:28

Policiais civis cumprem mandado de busca e apreensão de documentos sobre gastos de combustíveis na prefeitura(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Policiais civis cumprem mandado de busca e apreensão de documentos sobre gastos de combustíveis na prefeitura (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

A Prefeitura de Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, está  sendo alvo nesta quinta-feira de uma operação comandada pela Polícia Civil. Policiais cumprem mandados de busca de apreensão de documentos que possam revelar desvio de dinheiro a partir de  suspostos gastos com combustíveis em veículos da administração municipal. De acordo com informação dos policiais, a operação deve prosseguir durante todo o dia.

Em função da operação, o atendimento ao público foi suspenso durante toda a amanhã. Apenas os servidores públicos tiveram acesso liberado à sede da prefeitura. No início da tarde desta quinta-feira, a população pôde de novo entrar no prédio para marcar consultas ou efetuar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Megaoperação

A apreensão de documentos na Prefeitura de Vespasiano faz parte de uma megaoperação da Polícia Civil para desmanchar esquema de desvio de dinheiro público em 25 municípios mineiros. A operação foi desencadeada na na manhã desta quinta-feira  com a ajuda do Ministério Público Estadual (MPE), por meio do Núcleo de Combate aos Crimes, e a Secretaria de Estado da Fazenda. Ao todo, a operação, batizada de Catagênese, vai cumprir 67 mandados de busca e apreensão.

Na relação dos municípios investigados constam as cidades de Almenara, Augusto de Lima, Bandeira, Bocaiúva, Bom Jesus do Galho, Botumirim, Felixlândia, Frei Inocêncio, Gameleiras, Glaucilândia, Ipiaçu, Matipó, Minas Novas, Montes Claros, Santa Fé de Minas, São José da Lapa, São Lourenço, Tapira e Vespasiano.

A operação em execução nesta quinta-feira pretende colher provas para investigações que apuram o desvio de verbas públicas estimadas em R$ 20 milhões. Estão mobilizados 260 policiais civis, 100 servidores do MP e 103 fiscais da Receita Estadual. Eles têm como alvo, além de prefeituras, postos de combustíveis e residências de empresários.

O balanço completo da Operação Catagênese será apresentado durante entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira, às 15h, no pilotis da Procuradoria Geral de Justiça, em Belo Horizonte. Participarão delegados de Polícia, procuradores de Justiça e representantes da Receita Estadual.

Catagênese


Catagênese é uma das quatro fases da formação do petróleo. Nesta etapa ocorre o aumento da temperatura e da pressão e a quebra das moléculas de querogênio, resultando na geração de hidrocarbonetos líquidos e gás, formando a maior parte do petróleo.

A operação da Polícia Civil também envolveu a Prefeitura de São José da Lapa, na RMBH(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
A operação da Polícia Civil também envolveu a Prefeitura de São José da Lapa, na RMBH (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)


Com informações de Leandro Couri e da Polícia Civil


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)