(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pedidos de investigação de políticos na Lava-Jato chegam ao STF

Os nomes do presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB) e da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), são apontado como integrantes da lista


postado em 03/03/2015 21:04 / atualizado em 03/03/2015 21:20

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu na noite desta terça-feira (3/3), a abertura de 28 inquéritos contra 54 pessoas envolvidas na Operação Lava-Jato, que apura corrupção na Petrobras. No grupo, há políticos com foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal (STF), como deputados, senadores e ministros, mas também pessoas sem direito a julgamento na corte máxima brasileira. Janot também pediu ao tribunal o arquivamento de sete casos analisados pelo Ministério Publico. Os pedidos foram protocolados e chegaram ao gabinete do ministro Teori Zavaski.

Algumas pessoas que não têm foro estão dentre os investigados porque seus casos têm estrita conexão com políticos. Essa situação hipotética, afirmavam procuradores do Ministério Público nos últimos dias, impediria dividir as investigações em duas.

O ministro relator do caso na corte, Teori Zavascki, pretende tirar os sigilo dos procedimentos de investigação do Ministério Público, mas vai analisar cada caso separadamente. A ideia é manter em segredo diligências como pedidos de quebra de sigilo fiscal, bancário, telefônico e de comunicações pela internet, além da íntegra dos depoimentos em delação premiada.

Fontes das bancadas do PMDB na Câmara dos Deputados e no Senado Federal revelaram que os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), teriam sido informados, pelo vice-presidente Michel Temer, na última sexta-feira, 27, sobre a inclusão de seus nomes na lista dos políticos envolvidos na Operação Lava Jato.

Temer nega. Na tarde desta terça-feira, ele informou, por meio de sua assessoria, que não recebeu nenhum dos nomes da lista. Segundo a assessoria do vice-presidente, como Temer não foi comunicado de nenhum nome, não teria condições de repassar a informação para qualquer pessoa.

O vice-presidente recebeu Janot em sua residência oficial, o Palácio do Jaburu, na manhã de quinta-feira, em agenda que só foi divulgada posteriormente. Na ocasião, foi divulgado que a reunião teve como assunto questões orçamentárias do Ministério Público Federal.

 Com informações de Eduardo Militão e Agência Estado


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)