(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Barbosa critica Dilma por decisão de consultar o MP para indicações de ministros

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) usou seu perfil em uma rede social para postar as críticas


postado em 22/12/2014 20:36 / atualizado em 22/12/2014 20:51

(foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF )
(foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF )

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, usou seu perfil em uma rede social, nesta segunda-feira, para fazer críticas à presidente Dilma Rousseff (PT). Dilma afirmou em entrevista na manhã de hoje, que irá consultar o Ministério Público para confirmar a nomeação de novos nomes para seu ministério. De acordo com Barbosa, a decisão da presidente evidencia dificuldade em escolher os assessores políticos do seu governo. “Há sinais claros de que a chefe do Estado brasileiro não dispõe de pessoas minimamente lúcidas para aconselhá-la em situações de crise”, postou.

Com duras críticas, o ministro aposentado afirma que não cabe ao Ministério Público a função de auxiliar os políticos, mas fiscalizá-los. “Ministério Público é órgão de contenção do poder político. Existe para controlar-lhe os desvios, investigá-lo, não p assessorá-lo. Du jamais vu!”, disse. Irônico, Barbosa questionou onde estão os áulicos – espécie de bajuladores -, que pretendiam uma vaga na corte. “Onde estão os áulicos tidos como candidatos a uma vaga no STF, que poderiam esclarecer: "Ministério Público não é órgão de assessoria!!!”, declarou. Nos bastidores de Brasília, circula a informação de que o Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, chefe do MPF, trabalha para ser nomeado.

A declaração de Dilma foi dada durante café da manhã com jornalistas. Segundo ela, a medida de remeter os nomes ao órgão é para saber se há algo contra alguns dos nomeados. "Eu vou perguntar: 'há algo contra fulano que me impeça de nomeá-lo?' Só isso. Eu não quero saber o que ele não pode me dizer", afirmou a presidente. "Eu consultarei o Ministério Público mais uma vez, para qualquer pessoa que eu for indicar”, disse.

 Com Agência Estado


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)