(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Aécio supera Dilma em Minas Gerais

O candidato tucano tem 41% das intenções de votos no estado, dez pontos porcentuais a mais que Dilma. Em SP e no RJ, a presidente lidera as pesquisas


postado em 01/08/2014 09:19 / atualizado em 01/08/2014 10:08

A presidente Dilma Rousseff perdeu terreno em Minas Gerais, segundo pesquisa divulgada pelo Ibope. Os números, anunciados na quarta-feira, pela TV Globo, mostram que o tucano tem 41% das intenções de votos no estado, dez pontos porcentuais a mais que Dilma. Há quatro anos, o cenário era diferente para o PSDB: José Serra tinha 32% das preferências entre os mineiros, enquanto Dilma liderava, com 44%.

Já no maior colégio eleitoral do país, em São Paulo, o candidato ainda enfrenta dificuldades. No estado, Aécio Neves ainda não conseguiu ultrapassar a petista Dilma Rousseff e tem 25% das intenções, enquanto a presidente conta com 30% da confiança dos paulistas. O número alcançado pelo tucano está cerca de 20 pontos porcentuais a menos que a taxa de intenção de votos ostentada, nesta mesma época do ano, por Geraldo Alckmin em 2006 e José Serra em 2010.

Ainda em São Paulo, o socialista Eduardo Campos (PSB) aparece com 6%.

Os números mostram que Aécio ainda tem um considerável potencial de crescimento no maior colégio eleitoral do país. O início da propaganda eleitoral na televisão mostrará se seu desempenho atual é reflexo do fato de ser menos conhecido pelos paulistas ou se há alguma resistência a seu nome no contingente que costuma votar no PSDB.

Já Dilma deve ter dificuldades para crescer em São Paulo, já que 44% dos paulistas consideram seu governo ruim ou péssimo, e apenas 25% o veem como ótimo ou bom.

No Rio de Janeiro, Aécio tem hoje apenas 15% das intenções de voto, 13 pontos porcentuais a menos que Serra em julho de 2010. Dilma lidera no eleitorado fluminense, com 35%, mas seu desempenho também está pior: há quatro anos, a taxa era de 46%.

Terceiro colocado na corrida presidencial, Eduardo Campos não supera Dilma nem mesmo em Pernambuco, Estado que governava até abril. Segundo o Ibope, ele tem lá 37% das intenções de voto, ante 41% da petista. Os dois estão empatados tecnicamente.

As pesquisas do Ibope foram feitas entre os dias 26 e 28 de julho e estão registradas na Justiça Eleitoral sob os números BR 00268, 00269, 00271 e 00272/2014. Com margem de erro de três pontos porcentuais e intervalo de confiança de 95%, os levantamentos foram encomendados pela TV Globo.

Com informações da Agência Estado


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)