(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PT e PMDB estarão juntos na campanha para governador de Minas, diz Odair Cunha


postado em 30/03/2014 06:00 / atualizado em 30/03/2014 07:26

Apesar da crise interna no PMDB mineiro – que está dividido entre ter candidatura própria, fazer aliança com os tucanos ou com o PT – os petistas estão confiantes em que a parceria em torno da candidatura do ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Fernando Pimentel ao governo do estado vai se firmar. O presidente estadual da legenda, deputado federal Odair Cunha, disse ontem, que as conversas com os peemedebistas estão caminhando para isso.

“Temos buscado ter um diálogo permanente com o PMDB, com diversas lideranças, inclusive com o presidente, deputado Antonio Andrade, e o que eu percebo é que cada vez mais as conversas apontam um indicador de que estaremos juntos. Se é no primeiro ou no segundo turno, é uma discussão que está em aberto, mas o fato é que estaremos juntos”, afirmou Odair.

“O PMDB será aliado nosso, é assim sempre. Você tem uma tensão pré-eleitoral muito natural do PMDB”, acrescentou o deputado federal Reginaldo Lopes. Em entrevista ao Estado de Minas, na semana passada, o ministro Fernando Pimentel também se mostrou confiante com a parceria. Ele ressaltou que os dois partidos estiveram juntos nas últimas três campanhas para o governo do estado e que “não há nenhuma evidência de que isso vá ser alterado”.

O partido, segundo Odair Cunha, também está negociando a participação do PCdoB, PTB e PR na aliança. Na sexta-feira, o PROS oficializou o apoio à pré-candidatura de Pimentel. Para consolidar a base de apoio, os petistas querem aproximar as outras legendas das atividades do partido, como por exemplo, as caravanas pelo estado. Também está no foco do PT, no momento, organizar as bases no interior. Esse foi um dos principais temas debatidos ontem na reunião do Diretório Estadual. Participaram do encontro as principais lideranças petistas de Minas Gerais. Pimentel, no entanto, não compareceu.

Ele teve de atender um chamado de urgência da presidente Dilma Rousseff (PT), que telefonou na sexta-feira à noite pedindo para o ex-ministro ir a Brasília no dia seguinte de manhã. Apesar de ter deixado o governo federal para ser candidato a governador, Pimentel é um dos principais conselheiros políticos da presidente, além de amigo pessoal de longa data. Segundo informações de bastidores, a presidente vai anunciar amanhã os últimos nomes da reforma ministerial e está preocupada em agradar ao PT, além de acalmar os ânimos de outros partidos para garantir alianças para a eleição de outubro.

Segurança
A segurança no estado será um dos principais pontos explorados pela campanha de Pimentel. “Estamos neste momento buscando estabelecer um diálogo com as mais diversas regiões de Minas para identificar os principais problemas no estado”, ressaltou Odair Cunha. “Esperamos uma disputa acirrada. Mas, pela primeira vez em muitos anos, temos um bom programa, estamos construindo um bom programa, e temos um candidato competitivo”, acrescentou.

Nas três últimas eleições, os candidatos do PSDB – Aécio Neves e Antonio Anastasia – venceram a disputa pelo governo mineiro já no primeiro turno. Aécio venceu o hoje deputado federal Nilmário Miranda (PT) em duas ocasiões e Anastasia bateu o então senador Hélio Costa (PMDB), que tinha o ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias (PT), como candidato a vice.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)