(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Com diverticulite, FHC está de repouso


postado em 30/10/2013 06:00 / atualizado em 30/10/2013 07:41

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso cancelou participação em cerimônia no Congresso nessa terça-feira por causa de uma diverticulite – um tipo de inflamação no intestino grosso. FHC receberia a Medalha Ulysses Guimarães, criada pelo Senado para homenagear personalidades políticas que tiveram participação na Assembleia Constituinte. Segundo Xico Graziano, diretor do Instituto FHC e seu assessor, o ex-presidente está em sua casa, em São Paulo, em repouso e mantendo dieta, com legumes cozidos e sem grãos.

Fernando Henrique voltou de uma viagem que fez ao Peru com dores no estômago e, após consulta médica, teve a diverticulite diagnosticada. De acordo com Graziano, esta não é a primeira vez que o ex-presidente, que tem 82 anos, sofre da inflamação. “Ele já tem isso há tempos. Ela inflama e desinflama”, disse.


O ex-presidente também desmarcou viagens que faria nos próximos dias ao Rio de Janeiro e a Miami (EUA) para facilitar o controle da rotina e da dieta. “É uma questão de repouso e de alimentação, não pode comer uma série de coisas. Não dá para viajar, manter essa vida maluca que ele mantém”, afirmou Graziano. Apesar de estar controlando a doença com a dieta em casa e alguns medicamentos para o intestino, Fernando Henrique não deixou de trabalhar, segundo o assessor. Ele está fazendo de tudo para evitar a internação.

A doença

Diverticulite é a inflamação ou perfuração dos divertículos, pequenas bolsas que em geral se formam nas paredes do intestino grosso, condição conhecida como diverticulose. Estima-se que grande parte da população mais idosa tenha diverticulose, já que entre suas principais causas estão o envelhecimento e a perda de elasticidade da musculatura intestinal. Assim, a diverticulose atinge cerca de um terço das pessoas com mais de 50 anos, metade das com mais de 60 e até 70% das acima de 80. Apesar disso, em aproximadamente 80% dos casos a condição é assintomática, isto é, não causa problemas para o organismo e só é diagnosticada em exames para investigação de outras doenças.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)