(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeito de Montes Claros beneficia parentes com cargos do primeiro escalão

Muniz argumenta ter confiança total na mulher e no irmão


postado em 07/05/2013 06:00 / atualizado em 07/05/2013 09:20

Ruy Muniz nega que vai lançar a mulher como candidata em 2014(foto: SOLON QUEIROZ/ESP. P/EM/D.A PRESS - 14/12/12)
Ruy Muniz nega que vai lançar a mulher como candidata em 2014 (foto: SOLON QUEIROZ/ESP. P/EM/D.A PRESS - 14/12/12)

A presença do sobrenome do prefeito entre os ocupantes de cargos no primeiro escalão da administração municipal é uma situação que se repete em várias cidades do Norte de Minas, incluindo a maior delas, Montes Claros, onde o prefeito Ruy Muniz (PRB) nomeou a mulher, Tânia Raquel Queiróz Muniz, como chefe de gabinete, e um irmão, Carlos Muniz, como secretário de Cultura, Esportes e Lazer. As nomeações são criticadas pela oposição. O vereador Eduardo Madureira (PT) salienta que existem algumas decisões judiciais que proíbem nomeações de familiares dos prefeitos. “Por isso, vamos questionar o assunto com o Ministério Público”, afirma Madureira.

Ruy Muniz argumenta que nomeou a mulher e o irmão para sua equipe de governo por questão de “confiança e competência”. “No caso da minha mulher, eu precisava de uma pessoa de confiança, que me conhece bem. Foi uma escolha pela competência e capacidade dela”, afirma, negando comentários de que irá lançar a mulher como candidata a deputada nas eleições de 2014. “De forma alguma, isso não está em meus planos – nem nos planos dela. Já tenho um deputado estadual, que é o Tadeu Martins Leite (PMDB), e estamos conversando para apoiar um candidato a deputado federal. O meu objetivo é que a Raquel me ajude a fazer uma grande gestão em Montes Claros”, afirmou o prefeito.

Em relação ao irmão Carlos Muniz, o prefeito garante que o nomeou secretário porque ele foi indicado pelos setores cultural e esportivo. “O meu irmão é ex-atleta e um artista plástico. Ele recebeu as indicações de centenas de artistas e está fazendo um bom trabalho”. Ainda sobre as nomeações de parentes no primeiro escalão, o prefeito de Montes Claros comentou: “É legal porque a lei permite e é moral porque as pessoas nomeadas estão tendo um bom desempenho”.

A nomeação de familiares do chefe do Executivo para o primeiro escalão da administração municipal  ocorreu também em Manga, a 711 quilômetros de Belo Horizonte. O prefeito da cidade, Anastácio Guedes (PT), emplacou três parentes na sua equipe de governo. O cunhado dele, Jercílio Vieira Lima, assumiu a Secretaria Municipal de Agricultura Familiar; a cunhada Giselda Vieira Lima virou titular da pasta municipal de Assistência Social; e o sobrinho Diogo Saraiva Moreira foi nomeado secretário municipal de Administração, Planejamento e Finanças. Ouvido ontem à tarde, Anastácio Guedes, que é irmão do deputado estadual Paulo Guedes (PT), foi de pouca conversa. “Cunhado não é parente”, afirmou. Depois, emendou: “Como prefeito eu nomeio quem eu quero. Tenho que escolher pessoas da minha confiança. E as pessoas que escolhi estão fazendo um bom trabalho. Tanto é que já mudamos a cara da cidade”. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)