(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cargo público como herança em prefeitura do Norte de Minas

Prefeito que morreu poucos dias depois de tomar posse deixa para a viúva e filhos bons empregos na administração


postado em 07/05/2013 06:00 / atualizado em 07/05/2013 09:22

Sidnei Gorutuba assumiu com um discurso moralista. Chegou a estender uma faixa na prefeitura denunciando a gestão anterior (foto: Sólon Queiroz/ESP.EM/D.A PRESS - 15/3/13)
Sidnei Gorutuba assumiu com um discurso moralista. Chegou a estender uma faixa na prefeitura denunciando a gestão anterior (foto: Sólon Queiroz/ESP.EM/D.A PRESS - 15/3/13)


O prefeito eleito de São João da Ponte, no Norte de Minas, Geraldo Paula da Costa (PPS), morreu em 10 de janeiro, poucos dias depois de tomar posse e de pedir licença para tratar da saúde. Apesar disso, mesmo deitado no leito de um hospital, onde se tratava de uma leucemia, ele fez questão de formar sua equipe de governo. Gê Paula, como é mais conhecido, nomeou a mulher, o irmão, os filhos e a sobrinha para o primeiro escalão da prefeitura.

O vice-prefeito Sidnei Pereira da Silva (PPS), o Sidnei Gorutuba, que inicialmente foi prefeito interino e depois tomou posse em definitivo, não contrariou a vontade do antecessor e confirmou todas as suas indicações. Para não ficar atrás, nomeou para a sua equipe de assessores diretos três pessoas da própria família. Assim, o primeiro escalão da prefeitura de São João da Ponte conta hoje com 10 parentes da dupla que venceu a eleição da cidade em 2012. O caso está sendo investigado pelo Ministério Público.

São João da Ponte tem fama pela rivalidade na política local. A vitória chapa Gê Paula/Sidnei Gorutuba em 2012 acabou com o domínio de um grupo ligado a duas famílias que estavam no poder há mais de 30 anos. A nova administração assumiu com o discurso moralista e afixou uma faixa na prefeitura, acusando a gestão anterior de deixar dívidas de cerca de R$ 40 milhões.

Conforme atos publicados no Diário do Município, divulgado no site da Associação Mineira de Municípios (AMM), foram nomeados para o primeiro escalão de São João da Ponte, os seguintes familiares de Gê Paula: Vânia Mirtes Cordeiro da Costa (viúva), secretária municipal de Assistência Social; Ludmila Cordeiro da Costa (filha), secretária municipal de Educação; Leland Paula da Costa (filho), secretário municipal de Cultura; Mariano Paula da Costa (irmão), secretário municipal de Transportes; João Paula da Costa (irmão), chefe de Gabinete; Max Cordeiro Costa (filho), assessor de gabinete; e Juliana Paula Campos (sobrinha), secretária municipal de Saúde. O marido de Juliana, Giuliano José Gusmão Lopes Leite, assumiu a pasta de Administração e Recursos Humanos.

Já o atual prefeito Sidnei Gorutuba nomeou os seguintes parentes: Osmano Pereira da Silva (irmão), secretário de Esportes, Lazer e Turismo; Jocássia Rodrigues da Silvas (filha), secretária de Agricultura; e Carlos Alberto Pereira da Silva, tesoureiro da Secretaria Municipal de Finanças.

Sidnei Gorutuba disse que as nomeações dos parentes do prefeito anterior não ferem a lei. “As pessoas nomeadas não têm qualquer parentesco comigo. Então, não tem nada de irregular. Mas o Ministério Público está averiguando a situação e vou deixar para a Justiça resolver”. Quanto à nomeação dos próprios parentes, ele afirmou que precisa trabalhar com pessoas de sua confiança.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)