(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Para fortalecer Eduardo Campos em 2014, PSB quer entrar na disputa em 12 estados


postado em 04/03/2013 10:00 / atualizado em 04/03/2013 10:02

Depois do bom desempenho nas eleições municipais do ano passado, o PSB do governador Eduardo Campos também deseja ampliar o número de estados governados pelos socialistas. Para dar força ao projeto presidencial de Campos, a legenda planeja disputar pelo menos o governo de 12 estados nas próximas eleições em 2014.

O PSB acredita que este seria o “primeiro desafio” contra os adversários, a presidente Dilma Rousseff (PT) e o senador Aécio Neves (PSDB). Atualmente, o PSB controla seis estados (AP, PI, PB, PE, ES e CE). Na região Nordeste, apenas o governador do Ceará, Cid Gomes, defende o projeto de reeleição petista.

Outra dificuldade da legenda seria a inserção do partido nos três maiores colégios eleitorais: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Os três juntos somam 58 milhões de eleitores, 41% do total do país.

A dificuldade do PSB na região Sudeste poderia ser superada com duas manobras políticas. A primeira seria reverter este quadro com o apoio do PPS de São Paulo. O ex-senador de Pernambuco e deputado federal Roberto Freire quer trazer José Serra para o partido. Assim, existe a possibilidade do ex-tucano concorrer novamente ao governo paulista, mas apoiando o projeto nacional de Eduardo.

Além deste “palanque” em São Paulo, o governador de Pernambuco também poderia contar com o apoio do ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, que presidente nacionalmente o PSD - partido que nasceu do DEM e foi “patrocinado” por Eduardo Campos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)