(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mistério fúnebre obriga prefeito a decretar estado de calamidade no Norte de Minas

Caixões descartados em terreno baldio assombram moradores de Itacarambi e aumentam o peso dos problemas a serem enfrentados pelo novo prefeito, herdados da gestão anterior


postado em 10/01/2013 06:00 / atualizado em 10/01/2013 06:47

Não se sabe quem abandonou os ataúdes na cidade, que enfrenta acúmulo de lixo nas ruas e falta de medicamentos(foto: Divulgação/Prefeitura de Itacarambi)
Não se sabe quem abandonou os ataúdes na cidade, que enfrenta acúmulo de lixo nas ruas e falta de medicamentos (foto: Divulgação/Prefeitura de Itacarambi)


Cerca de 20 caixões de defunto abandonados ao ar livre no município de Itacarambi, no Norte de Minas, viraram o símbolo do estado de calamidade pública, decretado na cidade pelo novo prefeito, Ramon Campos (PDT), logo depois de tomar posse em 1º de janeiro. Ninguém viu quem “desovou” os ataúdes, encontrados ontem em um terreno baldio do Bairro Lago Sul, e também não se sabe de onde eles saíram. O mistério assustou moradores, já às voltas com transtornos – ainda que menos fúnebres – provocados pelo acúmulo de lixo nas ruas, falta de medicamentos nos postos de saúde e sucateamento da frota da prefeitura, herdados da administração anterior.

Segundo o secretário municipal de Governo de Itacarambi, Kleber Martins, existe uma suspeita por parte dos moradores de que os caixões eram da Funerária Renascer, que faliu no fim do ano passado, já que nenhum dos estabelecimentos do ramo em funcionamento da cidade assumiu ter feito o descarte. A Renascer pertencia ao ex-vereador Adenildo Ferreira do Nascimento (PMDB), que morreu de infarto em outubro. Logo depois do falecimento do ex-parlamentar, a empresa fechou as portas.

 De acordo com Kleber Martins, há informações de que a funerária vendia à Prefeitura de Itacarambi caixões que eram usados em funerais de pessoas de baixa renda do município. Nenhum parente do ex-vereador foi encontrado pela reportagem para falar sobre o caso.

O secretário municipal de Governo disse que a prefeitura solicitou à Polícia Militar o registro de um boletim de ocorrência e a apuração de quem foi responsável pelo ato. Segundo o secretário, como a cidade está em estado de calamidade pública, outras ações foram priorizadas pela prefeitura, como a retirada de lixo orgânico das ruas e questões hospitalares. "Estamos procurando o responsável, para que ele mesmo faça a limpeza”, afirmou. “A prefeitura foi encontrada com a parte administrativa totalmente desorganizada, arquivos de computadores apagados, lixo nas ruas, hospital sem remédios e 98% dos carros quebrados”, complementou o secretário.

 Na gestão passada, o então prefeito de Itacarambi, Rudimar Barbosa (PMDB), foi afastado em 17 de dezembro, devido a denúncias do Ministério Público estadual de fraudes em licitações. O mandato foi completado pelo ex-vice-prefeito Carlos Caica Campelo (PP). Rudimar Barbosa não foi encontrado pela reportagem.

Atraso de salários

Em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o pagamento dos salários superiores a R$ 1 mil referentes a dezembro, que deveria ocorrer no quinto dia útil do mês, será feito somente no dia 25. A prefeitura alegou “problemas administrativos” para o atraso, de acordo com uma carta distribuída aos funcionários do Hospital São Judas Tadeu. Ainda segundo o comunicado, o salário de janeiro será depositado no quinto dia útil de fevereiro, “impreterivelmente”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)