(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vereadores do PSB ameaçam não concorrer se PT for mantido na chapa de Marcio Lacerda

O assunto foi tratado durante a sessão desta terça-feira na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH)


postado em 08/05/2012 17:43 / atualizado em 08/05/2012 17:49

As alianças entre partidos para formar a chapa de apoio à reeleição do prefeito Marcio Lacerda (PSB) voltou a ser assunto na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Nesta terça-feira, durante sua fala, o vereador e vice-presidente da Casa, Alexandre Gomes (PSB), afirmou que, caso o partido mantenha a coligação proporcional com o PT na chapa para vereador – assunto já acertado em correspondência enviada pelo presidente estadual do partido, Walfrido dos Mares Guia, a executiva municipal do Partido dos Trabalhadores - , os parlamentares socialistas vão retirar suas pré-candidaturas à reeleição deste ano.

Segundo Alexandre Gomes, a indefinição do PT e o racha interno da legenda “que ainda nem escolheu o nome indicado para ser vice-prefeito”, pode prejudicar os candidatos do PSB na disputa. “O PT não está unido. Não há unidade. Assim é complicado. Imagina se o partido resolve fazer oposição ao Marcio [Lacerda]”, declarou. Além de Gomes, fazem parte da bancada socialista na Câmara, Fábio Caldeira e Daniel Nepomuceno. Para Nepomuceno, o que vale é o que foi decidido no congresso do partido - em convenção, a base se manifestou pela não coligação. “É uma questão matemática e de respeito ao diretório do partido”, disse.

O petista Arnaldo Godoy também aproveitou o momento para alfinetar os possíveis aliados dizendo que se eles não forem concorrer “o problema é deles”. Ainda segundo Godoy, o PT não pode sofrer essa “chantagem”. E garantiu que a coligação PT e PSB já está acertada. “É o que vai prevalecer. É um acordo nacional já acertado entre as executivas”, afirmou.

Nesta noite, os pré-candidatos do PSB vão se reunir para discutir o assunto. Do encontro deve sair uma “carta de repúdio” à aliança proporcional na capital. O manifesto deverá ser entregue à executiva estadual com as reivindicações dos vereadores socialistas.

PSDB também pressiona

Na noite dessa segunda-feira, lideranças do PSDB também resolveram fazer pressão. Com isso, os tucanos, cuja participação na campanha de Lacerda estava praticamente certa, agora exigem a indicação do candidato a vice ou pelo menos a saída do PT da chapa de vereadores. O presidente do PSDB de Minas Gerais, deputado federal Marcus Pestana, disse que o partido não aceita o PT na vice de Lacerda e também na coligação proporcional. Outros partidos nanicos podem seguir o PSDB e desembarcar da aliança em torno de Lacerda, que até abril já contabilizava o apoio de pelo menos 16 partidos. As conversas com o PTN, PSL e PSDC já estão suspensas.

Falta de Quórum

Com oito projetos na pauta, apenas três foram votados. Cerca de 40 minutos após o início da sessão, feita a verificação de quórum, apenas 16 parlamentares estavam presentes no plenário. Com isso, a reunião teve que ser cancelada. Projetos como o 1698/2011 de autoria do Executivo, que autoriza a venda imóveis da prefeitura, não foi analisado. Hoje, apenas o PL que trata da carreira dos educadores infantis e o que institui o Fundo de Proteção do Patrimônio Cultural do Município foram analisados e aprovados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)