(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ouvidoria-Geral do Estado vai apurar tumulto entre PM e manifestantes em frente a UFMG

O ouvidor de Polícia do Estado, Paulo Alkmim, pediu, nesta segunda-feira, a abertura de procedimento para investigar o ocorrido


postado em 21/11/2016 14:33

Ver galeria . 9 Fotos Protesto conta a PEC 55 teve tumulto e PM disparou bombas e balas de borracha na entrada principal da UFMG, na PampulhaReprodução
Protesto conta a PEC 55 teve tumulto e PM disparou bombas e balas de borracha na entrada principal da UFMG, na Pampulha (foto: Reprodução )

O tumulto entre policiais militares e manifestantes que protestavam contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que estabelece teto para gastos públicos, na última sexta-feira, será apurada também pela Ouvidoria-Geral do Estado. O ouvidor de Polícia do Estado, Paulo Alkmim, pediu, nesta segunda-feira, a abertura de procedimento para investigar o ocorrido. Durante o protesto, a PM utilizou bombas de efeito moral para que manifestantes, a maioria estudantes, liberassem a Avenida Antônio Carlos, na Pampulha. Tiros de bala de borracha foram disparados. Aproximadamente 15 pessoas ficaram feridas.

O ouvidor Paulo Alkmim já solicitou ao Secretário de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda (PT) um relatório de acompanhamento do tumulto. Outra solicitação é que os policiais envolvidos não sejam investigados apenas pela Corregedoria da PM, mas também pela Promotoria de Direitos Humanos.

Na sexta-feira, por de meio uma rede social, o governador Fernando Pimentel lamentou o ocorrido e anunciou que “os excessos de procedimento que porventura possam ter ocorrido nesse episódio serão devidamente apurados, com divulgação à sociedade”. “Quero ratificar o mais profundo respeito à liberdade de manifestação dentro dos princípios democráticos e dos ordenamentos legais”, diz o texto. No início da noite, Pimentel recebeu no Palácio da Liberdade integrantes da Comissão de Direitos Humanos e de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa e representantes dos manifestantes e professores da UFMG. A Universidade repudiou a ação da PM.

O protesto começou por volta das 9h na Estação Pampulha, do Move. Os manifestantes seguiram pela Avenida Antônio Carlos até a barragem e se dirigiram à entrada da UFMG, onde todas as pistas foram fechadas. Com faixas e cartazes, os estudantes protestaram contra a PEC 241, que foi aprovada pela Câmara e agora, numerada como PEC 55, está em análise no Senado. Por volta das 11h40, depois que o trânsito da Antônio Carlos estava fechado no sentido Centro, policiais militares usaram a força para liberar a via. Primeiro foram bombas de efeito moral, o que fez estudantes correram para dentro do câmpus. Em seguida, houve disparos de balas de borracha.

O capitão Flávio Santiago, chefe da sala de imprensa da PM, sustentou que a corporação “negociou por horas a liberação do tráfego”. “Nós recebemos ligações no 190 de várias pessoas querendo se deslocar para hospitais e para outros lugares da cidade. Era preciso liberar pelo menos parte da via, o que não foi aquiescido pelos estudantes”, disse. Segundo o capitão, a obstrução da avenida levou então a PM a usar “instrumentos de menor potencial ofensivo”. “No primeiro momento, lançou três granadas de efeito moral para dispersão. Os estudantes correram para o câmpus, de onde começaram a arremessar pedras e paus contra viaturas e policiais, que tiveram que rechaçar essa reação com balas de borracha”, afirmou.

Estudantes, por sua vez, ressaltam que o protesto ocorria pacificamente, negam ter atirado pedras ou paus e dizem que não houve negociação. Depois do tumulto, um grupo de estudantes e professores, segundo o capitão Santiago, aproximou-se dos policiais e, em nova negociação, decidiram ficar dentro do câmpus, sem prejuízo para o trânsito. O capitão diz que a PM “não é contrária a qualquer tipo de manifestação”, mas defendeu que “é preciso um mínimo de garantia do direito de locomoção”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)