(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Garimpeiro morre ao entrar em tubulação de mineradora em Paracatu

Quatro homens invadiram a área para tentar encontrar ouro entre os rejeitos, mas dois ficaram presos em um buraco


postado em 10/10/2016 12:39 / atualizado em 10/10/2016 12:46

O resgate de dois garimpeiros clandestinos mobilizou o Corpo de Bombeiros de Paracatu, Noroeste de Minas Gerais, no fim da noite de domingo. Segundo a corporação, eles invadiram uma mineradora para pegar ouro e ficaram presos. Um dos homens morreu.

De acordo com o Tenente Weliston Humberto Vieira, do 4º Pelotão de Bombeiros, uma equipe com nove militares seguiu para a mineradora Kinross por volta das 19h. A área fica próxima à BR-040, no sentido Brasília. Segundo ele, quatro homens invadiram a tubulação de rejeitos. No entanto, dois ficaram presos ao entrar em um buraco escavado por eles. Os que escaparam indicaram aos bombeiros onde as vítimas estariam. Os bombeiros precisaram usar uma retroescavadeira para retirar a terra e perfurar a tubulação no ponto exato em que as vítimas estavam. Os militares seguiram por 10 metros dentro da estrutura e resgataram os homens.

O resgate terminou por volta das 22h. “Eles estavam semiconscientes, em estado de pânico”, explica o tenente Humberto.  “Retiramos e guarnição de pré atendimento já entrou em ação. A situação ficou instável rapidamente. Um entrou em parada respiratória e o outro em parada cardiorrespiratória. Lá no hospital um veio a óbito”. Segundo o militar, Lucimar Justo, de 44 anos, morreu. A outra vítima tem 25. Os outros dois homens foram detidos pela polícia, segundo o tenente.

Ainda de acordo com o militar, as invasões à área da mineradora são constantes. Em fevereiro deste ano, cerca de 15 pessoas entraram na tubulação da empresa que leva os rejeitos de minério até uma barragem. Dois jovens, de 25 e 22 anos, passaram mal e morreram no local. Segundo o militar, os bombeiros também correm riscos durante o resgate, como a possibilidade de soterramento. “A questão lá é de segurança. O pessal está sempre entrando lá para pegar esse ouro. É um serviço de muito risco para a corporação, e estamos conseguindo know how para atender esse tipo de ocorrência, estamos 'na bruta' aprendendo a fazer”, diz.

Por meio de nota divulgada ontem em sua página no Facebook a mineradora Kinross lamentou o ocorrido e disse que a tubulação foi violada e aberta por eles. “A estrutura é bloqueada com barreiras físicas e está em uma área industrial”, explicou a empresa. Leia o posicionamento na íntegra:

"A Kinross lamenta informar a morte de uma pessoa após invasão na tubulação de efluentes industriais em sua propriedade.

Por volta das 17h40min , a segurança patrimonial da empresa foi acionada por dois invasores com pedido de socorro em função de dois outros não terem conseguido sair de dentro da tubulação de efluentes da empresa. O corpo de bombeiros da cidade e a equipe médica da empresa se mobilizaram imediatamente para resgate.

Duas pessoas foram resgatadas pelo corpo de bombeiro e encaminhadas com vida para o hospital municipal. Infelizmente uma delas não resistiu e faleceu. A segunda pessoa continua internada.

O local onde os invasores foram resgatados é uma tubulação fechada que foi violada e aberta por eles. A estrutura é bloqueada com barreiras físicas e está em uma área industrial.

A empresa mais uma vez lamenta o atual cenário de criminalidade e perda de vidas nestas atividades."


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)