(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Umidade relativa do ar sobe, mas Belo Horizonte segue em estado de atenção

Os índices chegaram a 30% nesta quinta-feira. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não há previsão de chuva para a capital mineira


postado em 11/08/2016 17:02 / atualizado em 11/08/2016 22:33

Belo Horizonte completa nesta quinta-feira o 79º dia sem chuvas significativas. E o prognóstico para os próximos dias não é animador: não há previsão de precipitações na capital mineira. O tempo seco vai prevalecer. A estiagem vem provocando quedas a umidade relativa do ar. Hoje, os índices melhoraram em relação a quarta-feira, o segundo dia mais seco do ano, e atingiram 30%. O nivel ainda é considerado de atenção pela Organização Mundial de Saúde.

Havia expectativa de chuva para esta quinta-feira, mas a previsão não se confirmou. “Um sistema passou pelo litoral e favoreceu o transporte de umidade para a Região Central de Minas. Agora, está se deslocando para o Leste do Estado. Por isso, continuamos sem perspectiva de chuva para os próximos dias na capital mineira”, afirma a meteorologista Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

As nuvens fizeram a temperatura máxima cair em Belo Horizonte nesta quinta-feira. Os termômetros alcançaram 28ºC, abaixo dos 31,5ºC de quarta-feira. Já a umidade relativa do ar aumentou. Ontem, os índices ficaram em 20%, o que fez a cidade ter o segundo dia mais seco do ano, atrás somente de 18 de julho, quando a umidade relativa do ar chegou a 19%.

Pelos padrões da OMS, a umidade do ar ideal é de 60%. A entidade recomenda a decretação de estado de atenção quando os índices ficam entre 20% e 30%. Entre 12% e 20%, é recomendado estado de alerta, e índices inferiores a 12% podem ser considerados estado de emergência sanitária.

Os índices baixos estão sendo provocados, principalmente, por causa da estiagem. A última chuva em Belo Horizonte ocorreu em 4 de junho. “Vamos persistir na condição de estado de atenção. Estamos com índices baixíssimos, que vão continuar até a termos a ocorrência de chuva. Não dá para afirmar que só vai chover em outubro, podemos ter a passagem de um sistema mais forte e ter as precipitações. Mas, por enquanto, sem perspectiva nenhuma”, afirma Anete Fernandes.

Frio

O deslocamento da frente fria também fez cair a temperatura na Região Sul de Minas Gerais. Em Monte Verde, distrito de Camanducaia, os termômetros marcaram 0,7ºC. “Temos a perspectiva de geada para amanhã (sexta-feira)”, alerta a meteorologista. Para o interior, a previsão é de chuva somente para o Leste do Estado.

 

(RG)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)