(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Belo Horizonte registra o segundo dia mais seco do ano nesta quarta-feira

Os índices atingiram 20%, o que é considerado estado de alerta pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Previsão é de chuva para esta quinta-feira


postado em 10/08/2016 17:49 / atualizado em 10/08/2016 21:17

Em clima de deserto. É assim que muitos moradores de Belo Horizonte estão se sentindo há pelo menos quatro dias por causa da baixa umidade relativa do ar. Nesta quarta-feira, os índices atingiram 20%, a segunda menor marca deste ano. O valor é considerado estado de alerta pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e é prejudicial a saúde. Nos próximos dias, a qualidade do ar deve melhorar. A previsão é de chuva para a capital mineira nesta quinta-feira, o que não ocorre há 78 dias.

A baixa umidade é resultado de uma massa de ar seco que está sobre Minas Gerais. Por causa disso, há quatro dias os índices estão em 30% ou abaixo do seu valor. Pelos padrões da OMS, a umidade relativa do ar ideal é de 60%. A entidade recomenda a decretação do estado de atenção quando os índices ficam entre 20% e 30%. Entre 12% e 20%, é recomendado o estado de alerta, e índices inferiores a 12% podem ser considerados estado de emergência sanitária.

Nesta quarta-feira, a temperatura ficou em 31,5ºC e os índices atingiram 20%, a segunda menor neste ano em Belo Horizonte. Somente em 18 de julho, quando a umidade relativa do ar chegou a 19%. Mas, já a partir da noite desta quarta-feira, há possibilidade de chuva. “Uma frente fria está no oceano, porém, temos ventos leste que estão jogando umidade para cá. Com isso, a qualidade do ar deve melhorar consideravelmente”, explicou o meteorologista Luiz Ladeia, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo Ladeia, o tempo deve ficar instável em Belo Horizonte até o próximo fim de semana. A chuva pode pôr um fim ao longo período de estiagem. A última precipitação registrada na capital mineira foi em 4 de junho. Mesmo assim, naquele dia, foram apenas 10 milímetros de acumulado de água, o que é considerado baixo.

Incêndios

O tempo seco ajuda na propagação de incêndios. Nesta quarta-feira, o Corpo de Bombeiros atendeu diversas ocorrências de queimadas em vegetação em Belo Horizonte. Um deles foi na Serra do Curral. Focos foram encontrados próximos ao cruzamento das ruas Groelândia e Patagônia, no Bairro Sion, Região Centro-Sul de BH. O combate se iniciou durante a madrugada e só foi encerrado às 16h45. Os militares trabalharam com abafadores, devido à topografia do terreno. Uma aeronave sobrevoou a área para apoiar as equipes em terra. Foram destruídos aproximadamente 2 metros quadrados de vegetação.

Este é o segundo incêndio registrado no Parque da Serra do Curral nesta semana. Na segunda-feira, o fogo atingiu uma área próxima ao Bairro Mangabeiras, se espalhando por outros pontos da serra. O fogo foi debelado no fim da tarde.

Outra queimada foi registrada no Parque Serra Verde na Região de Venda Nova. Segundo o Corpo de Bombeiros, duas viaturas foram envidas ao local. Porém, os militares não atuaram no combate, pois brigadistas da área de preservação já tinham debelado as chamas. A área destruída pelo fogo ainda não foi contabilizada.

RB


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)