(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Incêndio no Parque Nacional da Serra da Canastra é controlado após 11 dias

Informações são do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)


postado em 11/08/2016 16:04 / atualizado em 11/08/2016 22:48

O ICMBio estima que 18 mil hectares de vegetação foram destruídos pelo fogo(foto: ICMBio/Divulgação)
O ICMBio estima que 18 mil hectares de vegetação foram destruídos pelo fogo (foto: ICMBio/Divulgação)

Depois de 11 dias de combate incessante, o incêndio que consumia a flora e a fauna do Parque Nacional da Serra da Canastra, nos municípios de São Roque de Minas e Sacramento, entre as regiões do Alto Paranaíba e Centro-Oeste de Minas Gerais, foi controlado. De acordo com Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), uma avaliação está sendo realizada na região nesta quinta-feira. A estimativa do órgão é que as chamas tenham destruído 18 mil hectares de vegetação.

Os focos, que pelas investigações surgiram de forma criminosa, começaram em dois pontos, um na parte alta do parque e outro próximo à cachoeira Casca D’Anta. No fim de semana, as chamas se expandiram em direção ao Rio Santo Antônio. O tempo seco e os ventos fortes dificultaram o combate. Nessa quarta-feira, três linhas de fogo seguiam consumindo a vegetação.

As chamas estavam concentradas na região do Rio Santo Antônio, na Zagaia e no Chapadão da Babilônia. Aproximadamente 70 agentes combateram os focos, entre voluntários, brigadistas e militares do Corpo de Bombeiros. O helicóptero da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e oito veículos ajudaram no transporte das equipes.

As ações também aconteceram fora do Parque Nacional. Brigadistas do ICMBio e militares do Corpo de Bombeiros atuaram em locais onde a linha de fogo se aproximava de casas. A intenção era evitar que as chamas atingissem os imóveis.

Unidades de conservação em chamas

O fogo se alastra pela vegetação em diferentes áreas de Minas Gerais e traz prejuízos ao meio ambiente. Somente na primeira quinzena de agosto foram registrados 58 incêndios florestais em unidades de conservações estaduais, segundo o último boletim da Força-Tarefa Previncêndio, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semad). Os dados foram colhidos até as 19h dessa quarta-feira. De acordo com a Semad, a média dos últimos cinco anos é de 144 incêndios em agosto. De janeiro a agosto de 2016, já são 228 incêndios nas unidades de conservação.

Nesta quinta-feira, os bombeiros combaterem um incêndio no Parque Estadual de Paracatu, Noroeste de Minas Gerais. O fogo começou na manhã de terça-feira. A ação foi feita por 25 homens. No final da tarde, os bombeiros informaram que os grandes focos foram combatidos. Um helicóptero da PM e dois aviões air tractor ajudaram na operação. As chamas consumiram aproximadamente 3 mil hectares dos 6 mil hectares do parque. A provável causa é que um motorista tenha jogado um toco de cigarro na vegetação, pois o fogo começou próximo a estrada.

 

(RG)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)