(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Metroviários decidem amanhã rumos de paralisação marcada para segunda

Funcionários do metrô de BH alegam que movimento grevista tem como base discordância entre valor de reajuste salarial pedido pela categoria e oferta feita pela CBTU


postado em 12/05/2016 15:38 / atualizado em 12/05/2016 21:25

O belo-horizontino pode ter problemas com transporte público na segunda-feira. Em campanha salarial com data base em 1° de maio, os metroviários da capital prometem cruzar os braços e entrar em greve a partir a partir da 0h do primeiro dia útil da semana. A decisão foi tomada em assembleia geral da categoria. Novo encontro está marcado entre os funcionários do metrô para esta sexta-feira, às 18h, na Estação Central, para discutir a organização do movimento.

De acordo com os metroviários, o motivo da paralisação é a proposta de 5,5% de reajuste apresentada pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) – enquanto o índice da inflação do período é de 10,67% – e a retirada de duas cláusulas conquistadas em acordo coletivo anterior.

Segundo o sindicato que representa a categoria (Sindimetro-MG), um comunicado será feito aos usuários do metrô, por meio de carta a ser distribuída nas estações. Em decorrência da possibilidade de paralisação, a CBTU informou, por meio de nota, que ajuizou ação cautelar solicitando ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) a garantia de escala que minimize os efeitos da greve junto à população que usa o metrô.

A Companhia, que agora aguarda a manifestação do TRT, informou ainda que o anúncio de paralisação ocorre no momento em que se negocia o acordo coletivo que vale para todas as operadoras do sistema CBTU e que a decisão dos metroviários mineiros já foi comunicada à sua administração central.

A nota diz ainda que as negociações salariais ocorrem desde o início do ano, quando foi instalada uma mesa permanente pela direção da CBTU e pelas diversas bases sindicais de metroviários que representam seus empregados, inclusive os de Belo Horizonte.

Se confirmada, a paralisação total do sistema poderá prejudicar cerca de 215 mil usuários que usam diariamente o Metrô e mais de 275 viagens/dia deixarão de ser operadas pelo sistema em BH, segundo a companhia.

(RG)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)