(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Minas Gerais teve 11 terremotos em abril

Dados são do Observatório Sismológico da Universidade de Brasíla (Obsis) e mostram abalo que atingiu entre 3.5 e 3.7 graus na Escala Richter foi o maior no período


postado em 02/05/2016 12:50 / atualizado em 02/05/2016 14:27

(foto: Arte/Soraia Piva)
(foto: Arte/Soraia Piva)
Outros 11 terremotos foram registrados em Minas Gerais em abril pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasíla (Obsis). Entre os municípios já atingidos, Januária, Sete Lagoas, Prudente de Morais, Itacarambi, Januária, Cônego Marinho e Funilândia. Alguns deles, inclusive, chegaram a registrar tremores mais de uma vez no mês, como Januária e Pedro Leopoldo. O tremor de Esmeraldas é o maior em magnitude, segundo a Obsis. Dados do observatório, apontam que o abalo sísmico teve magnitude de 3.7graus na Escala Richter e foi considerado razoável.Os demais terremotos tiveram escala que variaram entre 1.4 e 3.5 graus.

A ocorrência dos sismos na Região Metropolitana de Belo Horizonte teria como causa uma falha geológica na região. A informação é do professor Lucas Vieira Barros, do Observatório Sismológico da Univerdade de Brasilia. Ele disse que ao longo dos anos já foram registrados diversos tremores em municípios próximos da RMBH, como Pedro Leopoldo, Nova Lima e Betim. Na região, segundo o especialista, sempre ocorreram tremores de menor magnitude – normalmente 3.0 graus. "Mas abalos como o de hoje de 3.7 também podem ocorrer com certa frequência".

Vieira Barros afirmou que os tremores na região são resultantes de ações tectônicas provenientes do interior da terra. "Isso indica a existência de uma zona de fraqueza ou de falha geológica na região, que precisa ser investigada." Questionado sobre os tipos de orientações que devem ser dadas aos moradores, ele afirmou que não é possível prever se outros tremores de maior intensidade ocorrerão ou não, mas garantiu que no Brasil não existem terremotos acima de 5 graus na escala. Em Minas Gerais, o maior evento foi o de 4.9, em Caraíbas, no Norte de Minas, em 9 de dezembro de 2007, quando ocorreu a primeira morte por terremoto no Brasil.

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)