(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Comitê lança diretrizes para enfrentar seca e diz que São Francisco está em situação crítica

Os principais pontos são o uso racional dos recursos hídricos; a revitalização do rio; novos modelos e matriz energética; vazão consciente respeitando usos múltiplos. O próximo dia 03 será marcado como o Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco


postado em 20/05/2015 21:15 / atualizado em 20/05/2015 22:17

Petrolina (PE) - Diante da crise hídrica acelerada por três anos de intensa estiagem o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) lançou nesta quarta-feira, quatro diretrizes consideradas fundamentais para se atravessar o período de seca deste ano. O próximo dia 03 é marcado, pelo primeiro ano, como o Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco. Os principais pontos são o uso racional dos recursos hídricos; a revitalização do rio; novos modelos e matriz energética; vazão consciente respeitando usos múltiplos.

"Não estamos preparados para enfrentar esse período se não conseguirmos unir todos os agentes que atuam na bacia, principalmente o setor energético. O comprometimento dos governos estaduais também é urgente e passou da hora", disse o presidente do CBHSF, Anivaldo de Miranda Pinto.

De acordo como o presidente do comitê, a forma como estão hoje os reservatórios principais da bacia, como Três Marias e Sobradinho, que estão abaixo de 40% de volume útil, não se consegue mais regularizar o volume do rio sem prejudicar uma área acima ou abaixo dos represamentos.

"Precisamos de ter nova matriz energética. O setor elétrico deve buscar não ter tanta dependência da bacia do São Francisco uma vez que ela está numa situação crítica. Já chegamos ao nível de conflitos. Quem está acima precisa reter água e quem está abaixo quer que libere as águas", disse Pinto. Outra questão considerada importantíssima é a revitalização do rio.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)