(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ministério Público denuncia 17 pessoas por tráfico internacional de drogas

Organização criminosa movimentava mais de uma tonelada de pasta base de cocaína por mês, segundo as investigações. Líder da quadrilha está preso em uma penitenciária de Contagem.


postado em 03/03/2015 11:14 / atualizado em 03/03/2015 11:22

O Ministério Público Federal (MPF) de Uberlândia denunciou 17 pessoas por tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa. Entre os investigados, há dois bolivianos e um libanês radicado no Brasil. Segundo o órgão, os crimes foram apurados em investigações que culminaram na Operação Krull, em 25 de novembro de 2014. Na ocasião, 16 mandados de prisão e 15 de busca e apreensão foram cumpridos em Minas, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás.

De acordo com a denúncia, a organização criminosa transportava droga da Bolívia para o Brasil em pequenas aeronaves e descarregava o produto em pistas de pouso clandestinas no Triângulo Mineiro. O transporte também era realizado por via terrestre e o caminho passava por Corumbá, no Mato Grosso do Sul. A droga era entregue em São Paulo e no Rio.

O grupo movimentava aproximadamente uma tonelada de pasta base de cocaína por mês, o que equivale a cerca de R$ 14 milhões mensais. Durante os 18 meses de investigação, foram apreendidos 721 quilos de cocaína, além de 400 mil dólares e R$ 400 mil, entre outros bens como veículos e aeronaves.

A quadrilha era chefiada por José Severino da Silva, dono uma propriedade na zona rural de Iturama, no Triângulo, junto com sua esposa boliviana, Angélica Hurtado Aguilera, também denunciada pelo MPF.

José Severino já foi condenado a penas que, somadas, ultrapassam de 25 anos. Ele ainda responde a outras duas ações instauradas a partir de denúncias do Ministério Público Federal em Uberlândia e em Juiz de Fora. José Severino está preso na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)