(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mais duas cidades cancelaram carnaval em Minas Gerais

O município de Moema alegou falta de segurança com um dos fatores para não ter a festa neste ano. Já Iguatama decretou Estado de Emergência Administrativa e Financeira


postado em 29/01/2015 20:34 / atualizado em 29/01/2015 20:37

O carnaval no interior de Minas Gerais não será o mesmo dos anos anteriores. Mais duas cidades da Região Centro-Oeste anunciaram o cancelamento da folia em 2015. O município de Moema alegou falta de segurança com um dos fatores para não ter a festa neste ano. Já Iguatama decretou Estado de Emergência Administrativa e Financeira pelo prazo de 90 dias. Por isso, também decidiu não realizar o evento.

A prefeitura de Moema divulgou nota, nesta quinta-feira, informando o cancelamento da festa. A administração municipal alegou que como a maioria das cidades da região não vão ter a folia, o número de visitantes seriam maior na cidade. Por isso, afirmou, no documento, que não estaria preparado.

O problema de Iguatama é financeiro. A cidade decretou estado de emergência por estar com “dificuldade financeira” para cumprir com as obrigações financeiras. Segundo a administração a dívida do município é de R$ 1.145.483,59. Com a medida, o município anunciou uma série de atitudes. Dentre elas, está o adiamento do início das aulas na rede pública municipal por tempo indeterminado, paralisação do uso de máquinas e veículos e suspensão das compras pela administração.

De acordo com o comunicado divulgado pela prefeitura municipal, o bom funcionamento dos cofres públicos foram prejudicados pela retenção de quotas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), devido ao não pagamento de contribuições previdências. Soma-se a isso o p pagamento de parcela de precatório originário de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e a Exigência do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome da devolução da quantia referente a ausência de prestação de conta.

SEM FOLIA

Na quarta-feira, a Justiça proibiu a realização do carnaval em Campina Verde, cidade localizada no Triângulo Mineiro. A prefeitura, que pretende recorrer, gastaria até R$ 700 mil com o evento que é tradicional na região. Em seu despacho, a juíza Eleusa Maria Gomes citou a crise hídrica enfrentada pelo país com um dos motivos.

Também cancelaram o carnaval 2015 as cidades de Recreio, Carmo da Mata, Cláudio, Carmópolis de Minas, Santos Dumont, Passa Tempo, Oliveira, São Francisco de Paula, Lagoa da Prata, Itaguara e Itabira.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)