(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Comportas de represas que ajudaram no abastecimento de água na Grande BH serão fechadas

A Copasa informou que a operação, que aconteceu nos últimos dias, será paralisada em decorrência da previsão de chuva na Grande BH. Além disso, o nível do reservatório já atende a demanda da população, conforme a Companhia


postado em 20/10/2014 17:18 / atualizado em 20/10/2014 19:10

As comportas de represas da mineradora Anglogold Ashanti, que foram abertas nos últimos dias para ajudar a manter o abastecimento de água pelo Sistema Rio das Velhas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, serão fechadas nesta segunda-feira. A Copasa informou que a medida será paralisada por causa da previsão de chuva na Grande BH. Além disso, o nível do reservatório já atende a demanda da população, conforme a Companhia.

Nos últimos dias, as unidades de geração de energia da mineradora, localizadas no Rio do Peixe, despejaram 500 litros por segundo de água no local da captação de água da Copasa no Rio das Velhas, em Bela Fama, na cidade de Nova Lima. O Complexo Hidrelétrico Rio de Peixe foi criado no fim do século 19 e é formado pelas lagoas dos Ingleses, Miguelão e Codornas. Elas são barragens artificiais, construídas para armazenar água e aumentar o fluxo do recurso hídrico nas usinas.

O Rio das Velhas percorre 801 quilômetros entre a nascente e o encontro com o São Francisco, banhando 51 municípios, entre os quais Belo Horizonte. De acordo com o Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas (Fonasc–CBH), a bacia é responsável pelo abastecimento de 64% da população da capital e cerca de 44% da região metropolitana.

A Copasa ressaltou que a negociação com a Anglogold foi preventiva, pois a produção de água nos sistemas da bacia do Rio das Velhas e bacia do Paraopeba, que abastecem a Grande BH, continua normal. A companhia aumentou a produção média de água em 5% e hoje está trabalhando com capacidade máxima de cerca de 1,3 bilhão de litros por dia, o que tem garantido o abastecimento nas cidades atendidas pela empresa na região.

Ainda conforme o Fonasc–CBH, as mineradoras, geralmente, mantêm represas para uso em áreas de mina ou reserva técnica, sendo assim uma opção importante em caso de desabastecimento.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)