(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Polícia alerta para golpe cibernético em MG; prejuízos já somam R$ 25 mil

Cracker's invadem sistema operacional e disseminam vírus pela rede. Criminosos desviam o dinheiro quando o cidadão paga as contas pela internet


05/09/2014 16:40 - atualizado 05/09/2014 18:06

A Polícia Civil apresentou um alerta à população de Belo Horizonte e Região Metropolitana na tarde desta sexta-feira sobre golpes na internet e cuidados para fazer transações bancárias. Somente no mês de agosto, a 2ª Delegacia Especializada de Crimes Cibernéticos (DEICC) contabilizou 12 registros de queixas por pagamentos desviados via cracker’s, pessoas que quebram sistemas de segurança on-line. Os prejuízos giram em torno de R$ 25 mil.

Conforme a polícia, a população deve conferir no mínimo os três primeiros dígitos do código de barras do boleto, principalmente em casos de atualização da conta. “Ao preencher os dados no site, as pessoas tem a opção de gerar um segundo boleto. Mas a fraude acontece quando existe algum vírus no computador da vítima, na rede de dados ou no servidor do próprio banco”, disse o delegado César Duarte Matoso.

A maior dificuldade enfrentada pela investigação policial até momento é identificar os disseminadores do vírus. Este problema também é citado pelas pessoas que registraram a ocorrência, pois elas normalmente demoram a perceber que foram lesadas. “Registramos estes casos e demos início aos trabalhos de investigação. As pessoas que cometem esse crime podem responder por estelionato, e caso o cidadão seja vítima de golpes cibernéticos, estaremos à disposição para ajudar”, concluiu o delegado.

O crime ocorre quando uma pessoa faz um pagamento em determinado banco, mas o dinheiro segue para outro local. A orientação é de que quando o cidadão seja lesado por crimes na internet, vá imediatamente à uma delegacia para registrar a queixa. Conforme a Polícia Civil, centenas de casos estão sendo investigados e estão sendo feitos levantamento para registrar novos crimes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)