(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Instituto Oi Futuro ganha nova sede e passará a integrar Circuito Praça da Liberdade

Atual sede fica na Av. Afonso Pena, mas prédio foi declarado de utilidade pública e tem que ser descoupado


postado em 25/03/2014 06:00 / atualizado em 25/03/2014 07:14

Oi Futuro deixa o prédio da Afonso Pena para ocupar o Palacete Dantas(foto: Rodrigo Clemente/EM/D.A PRESS)
Oi Futuro deixa o prédio da Afonso Pena para ocupar o Palacete Dantas (foto: Rodrigo Clemente/EM/D.A PRESS)
O Palacete Dantas e seu anexo, o Solar Narbona, na Praça da Liberdade, serão os novos espaços do Oi Futuro em Belo Horizonte. O anúncio foi feito pelo governador do estado, Antônio Anastasia, que ainda assegurou o funcionamento do antigo espaço, até a inauguração do novo, em 2015. “Vamos fazer de modo concomitante para não haver prejuízo. É um processo; nem tudo ficará pronto agora. Será um espaço para fomentar e estimular o que há de mais caro para nós”, afirmou. O protocolo de intenções com a empresa de telefonia foi assinado no antigo local, na Avenida Afonso Pena.

Com projeto sustentável, a Oi vai transformar a antiga sede da secretaria de Estado da Cultura em um teatro com 200 lugares, duas galerias de arte e espaços interativos. A construção será dotada de um sistema de arquibancadas retráteis e palco desmontável, para se adaptar a diversos perfis de montagens. Os valores da obra não foram divulgados. A expectativa é atrair um público de 100 mil pessoas em mais este aparelho a ser inserido no Circuito Cultural da Praça da Liberdade.

NOVELA

A dúvida em relação ao futuro da programação cultural da Oi Futuro em BH surgiu depois que o prédio de 13 andares, situado na Afonso Pena, foi declarado de utilidade pública. Em novembro do ano passado a justiça autorizou que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) tomasse posse do local. A mudança está prevista para ser realizada ao longo deste ano. A placa do tribunal já está instalada.

Atualmente, o prédio tem um teatro com 330 lugares, duas galerias e um espaço multiuso. Batizado em 1996 como Teatro Klauss Vianna, em homenagem ao coreógrafo mineiro, o Teatro da Telemig foi construído como parte de uma negociação antiga. O governo estadual o recebeu como contrapartida pela demolição do Cine Metrópole, na esquina das ruas da Bahia e Goiás, no Centro.

Construído em 1915, o Palacete Dantas foi feito em estilo neoclássico pelo engenheiro José Dantas, com o objetivo de abrigar sua família. A entrega do centro cultural da Oi será realizada em etapas. A previsão é de que ainda este ano sejam inauguradas as duas galerias de arte e um jardim sensorial. A segunda parte envolve a construção do teatro e do Museu das Telecomunicações.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)