(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Capivara é amarrada em árvore na orla da Lagoa da Pampulha

O animal, que está com um ferimento no tronco, atraiu a atenção de curiosos na Avenida Otacílio Negrão de Lima


postado em 29/08/2013 10:42 / atualizado em 29/08/2013 13:59

(foto: Adriano Ventura)
(foto: Adriano Ventura)

Uma capivara foi amarrada a uma árvore na manhã desta quinta-feira na orla da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte. O animal, que está com um ferimento no tronco, atraiu a atenção de curiosos. O vereador Adriano Ventura (PT), que estava pedalando na Avenida Otacílio Negrão de Lima, viu o animal preso e fotografou a situação.

De acordo com o vereador, uma testemunha informou que os bombeiros amarraram o bicho e o deixaram sozinho no local. O parlamentar disse que ficou cerca de 25 minutos por perto, mas nenhum militar apareceu no local. Pelas imagens é possível perceber que a capivara tem um grave ferimento acima do pescoço. Segundo Ventura, o bicho estava arredio e agressivo com as pessoas que paravam para ver, pois estava “acuada”.

(foto: Adriano Ventura)
(foto: Adriano Ventura)


As fotos do vereador foram postadas no Facebook por volta de 9h, horário em que ele flagrou o animal amarrado na altura do número 13.390 da avenida. De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma ocorrência de natureza “captura de capivara” está em andamento na orla da lagoa, altura do número 13.460, no Bairro Garças, referência dada no momento da chamada.

O vereador com roupa de ciclista observa o animal(foto: Adriano Ventura)
O vereador com roupa de ciclista observa o animal (foto: Adriano Ventura)
A assessoria da corporação não soube informar se a capivara foi presa pela equipe de militares, mas garantiu que pelos procedimentos corretos um animal não poderia ser amarrado e abandonado em “hipótese alguma”. De acordo com a assessoria, os bombeiros saíram do batalhão para verificar a situação de um animal solto.

Ainda segundo os bombeiros, o que ocorre em algumas situações é de não haver gaiola para carregar o animal até uma unidade da zoonose ou Polícia Militar de Meio Ambiente. Se fosse esse o caso, um militar deveria estar junto ao animal monitorando até a chegada da gaiola. No caso desta manhã, o vereador como testemunha afirmou que o bicho estava sozinho.

Por fim, a assessoria dos bombeiros explicou que os militares não deixariam uma capivara nesta situação porque sabem que o animal precisa de contato com a água e não pode ficar exposto ao seco tanto tempo. Até 10h40 desta quinta-feira, a ocorrência não havia sido encerrada. Nesse horário, os bombeiros informaram que estavam encaminhando a capivara ao Zoológico de BH. Conforme a corporação, o animal foi “capturado e conduzido” e “não existe relato de que estivesse amarrada”.

(foto: Adriano Ventura)
(foto: Adriano Ventura)



Remoção


As capivaras que vivem no entorno da Lagoa da Pampulha têm protagonizado capítulos de polêmica a mobilização de autoridades. Elas serão removidas da região por causa de danos ao jardins concebidos pelo paisagista Burle Marx. A remoção ocorreria no que vem, antes do período chuvoso, como previa inicialmente a Prefeitura de Belo Horizonte.

No entanto, segundo o gabinete do vice-prefeito, Délio Malheiros, houve atraso na entrega dos editais que definirão como será enfrentado o problema, que estão sendo elaborados em conjunto com a Fundação Zoobotânica.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)