SIGA O EM

Manifestantes vão lutar pela redução das passagens e passe-livre estudantil em BH

Reunidos em assembleia no Centro da capital, jovens buscaram definir pauta de reivindicações

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
[{'id_foto': 546424, 'arquivo_grande': '', 'credito': 'Rodrigo Clemente/EM/D.A.Press', 'link': '', 'legenda': 'Viaduto Santa Tereza foi palco de assembleia para decidir os rumos da manifesta\xe7\xe3o', 'arquivo': 'ns62/app/noticia_127983242361/2013/06/18/408269/20130619002004187931i.gif', 'alinhamento': 'left', 'descricao': None}]

postado em 18/06/2013 22:23 / atualizado em 19/06/2013 00:22

Daniel Silveira

Rodrigo Clemente/EM/D.A.Press


Depois de quase quatro horas reunidos sob o Viaduto Santa Tereza na noite desta terça-feira, manifestantes definiram focar as reivindicações na redução do preço das passagens de ônibus e no passe-livre estudantil no transporte público da capital. Foram definidas novas mobilizações de quarta-feira a domingo e estabelecida a criação de uma comissão para prestar auxílio a possíveis vítimas em confrontos durante as manifestações.

Veja imagens das cenas de vandalismo em BH

O Facebook continuará sendo o meio para mobilizar os manifestantes. Na reunião, ficou definido que a página do Comitê Popular dos Atingidos pela Copa 2014 será usada para discussão de outras reivindicações e divulgação dos locais de protesto. O foco nas tarifas do transporte público é apenas o objetivo imediato das próximas manifestações.

Até então, múltiplos discursos se misturam nos protestos realizados desde o último sábado em Belo Horizonte. Cartazes indicam uma insatisfação geral com o atual sistema político. A realização de eventos esportivos da FIFA no Brasil é severamente criticada pelos manifestantes, que reclamam a falta de investimentos em saúde e educação. Corrupção, Propostas de Emenda Constitucional (como a PEC 37 que tira o poder de investigação do Ministério Público) e Projetos de Lei (como o que prevê a 'cura gay') também têm sido alvo dos protestos.

Para esta terça-feira está prevista uma passeata, a partir das 13h, da Praça Sete em direção à Avenida Cristiano Machado. Na quinta-feira, haverá mais um protesto na Praça Sete, às 17h. No sábado, às 10h na Praça Sete. Já no domingo, nova assembleia será realizada às 15h sob o Viaduto Santa Tereza.

Com informações de Tiago de Holanda
Tags:
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
André
André - 19 de Junho às 10:29
Em SP eles lutam por passe livre para estudante e diminuição do preço da passagem, isso deve ser feito em todas as capitais do paí. E depois devemos lutar por melhores Hospitais e melhores escolas e Melhores salários, chega de ir tudo para o bolso dos politicos. O rombo dos corruptos passa de Bilhoes
 
Lázaro
Lázaro - 19 de Junho às 09:45
E A SAÚDE, SEGURANÇA E OUTROS COMO0 FICA, ANDAR COM PASSAGEM MAIS EM CONTA É ÓTIMO, PASSE LIVRE É ÓTIMO E MORRER NA FILA DE HOSPITAL E SER ASSALTADO EM ÔNIBUS OU EM QUALQUER LUGAR É BOM? PENSE NISSO.
 
Fernandes
Fernandes - 19 de Junho às 09:39
Devemos lutar pela redução de impostos, saúde e educação de qualidade, mais segurança, habitação, fim das diversas bolsas esmolas que o governo dá, diminuição da alíquota do IPRRF para os trabalhadores, diminuição dos gastos do governo (Cartão corporativo e várias outras mordomias).
 
carlos
carlos - 19 de Junho às 09:23
Quando um não paga, outros pagam em dobro. A conta é assim. Se cortar o passe livre para idosos, correios, policiais fardados, bombeiros fardados, deficientes físicos e crianças, o preço das passagens cai pela metade. Se estudantes ganharem passe livre, o preço dobra.
 
carlos
carlos - 19 de Junho às 09:21
Eu também quero passe livre nos ônibus. E quero também nos aviões e navios de cruzeiros. Se idosos e deficientes têm direito ao passe, os estudantes vão ter, eu também quero. Porque não? Deixe os donos das empresas pagarem por nós. Não são ricos?
 
Flávio
Flávio - 19 de Junho às 09:10
Por isso que as autoridades e políticos estão fingindo de surdo, querendo saber o que está sendo pedido, querendo negociar, fazendo discursos demagógicos. Por que de repente o pleito das ruas não é isso tudo que eles estão imaginando e se borrando. Já que foi feito barulho, vamos pedir direito.
 
alvaro
alvaro - 19 de Junho às 09:10
a copa foi só um estopim para acordarmos para essa corrupção que é uma maldição no nosso país, começando por minas gerais, não podemos parar as manifestações. legal o cartaz de uma brasileira em londres que diz que um professor vale mais que um Neymar.acorda BBBrasil.
 
Alexandre
Alexandre - 19 de Junho às 08:48
Estão pensando pequeno. Estão imitando São Paulo sem entender nada. Colocar o povo na rua apenas por redução de tarifas? E a corrupção, a destruição do meio ambiente, o baixíssimo nível da educação do país, o péssimo atendimento público à saúde et cetera et cetera et cetera...?
 
watchtowerbrasil
watchtowerbrasil - 19 de Junho às 08:15
PEC 37, Roubalheira FIFA x GOVERNO, Corrupção, isso tudo gera falta de segurança, desemprego, falta de saúde, etc. Essa é a luta. quase 90 senadores e quase 600 deputados trabalhando em benefício próprio e de interesses outros àqueles da sociedade
 
Giuliano
Giuliano - 19 de Junho às 08:08
De que adianta uma multidão nas ruas, se na hora que realmente é importante, nas eleições, o povo vota nos mesmos bandidos e figurões de sempre?! Os políticos que renunciaram para evitar a cassação no passado foram reeleitos e estão liderando o Senado e outras casas legislativas.
 
Carlos
Carlos - 19 de Junho às 01:01
Não meus queridos, a luta vai além. O povo se cansou de tanta coisa errada, e se preparem os corruptos, o povo nao está de brincadeira nao....