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Estado de Minas

Documentos dos cemitérios municipais começam a ser digitalizados


postado em 29/01/2013 07:41

A digitalização de imagens e a criação de arquivos eletrônicos de documentos dos cemitérios municipais (Bonfim, Saudade, Consolação, Paz) de Belo Horizonte começou a ser realizada neste mês, depois que o presidente da Fundação de Parques Municipais, Homero Brasil Filho, assinou um termo de cooperação com a Associação Brasileira da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, patrocinadora da organização Family Search International.

O trabalho visa preservar os livros de registro e as fichas de quadras de inumações dos quatro cemitérios municipais para não correrem mais o risco de serem perdidos por acidentes ou ação natural, e também para permitir a consulta às informações com maior agilidade, sem contato com os registros originais. Além disso, estes documentos digitalizados, cerca de 900 mil no total, poderão ser disponibilizados no site da Prefeitura de Belo Horizonte (www.pbh.gov.br), facilitando a prestação do serviço ao cidadão.

Segundo Elias Marçal, especialista em geração de imagens da Family Search, a imagem do documento gerada por meio de uma fotografia digital já vai direto para o banco de dados de um programa no computador. “A cada hora podem ser digitalizados de 600 a 800 fichas e de 400 a 600 páginas de livros, dependendo do estado do documento”, explica.

O equipamento foi instalado no Cemitério do Bonfim no dia 21 de janeiro e irá digitalizar uma média de 3.500 páginas por dia. De lá será levado para o Arquivo Público, onde também estão arquivados documentos do Bonfim. Depois, irá para os outros três cemitérios.

Sinec

Paralelamente a este trabalho, a Fundação de Parques Municipais, em parceria com a Secretaria Adjunta de Modernização e a Prodabel, está desenvolvendo um sistema para informatizar o controle de inumados dos cemitérios municipais. O objetivo é colocar todas as informações que tramitam nos cemitérios neste sistema para serem localizadas e modificadas com mais facilidade. Com ele, as informações sobre número de quadra e jazigo do falecido, por exemplo, poderão ser encontradas na internet.

Segundo Homero Brasil, graças ao trabalho em conjunto da Secretaria de Modernização, da Prodabel e da Fundação de Parques Municipais, o Sistema Informatizado de Necrópoles (Sinec) já em fase de implantação no Cemitério da Saudade, que será o piloto. “A digitalização e o Sinec são os primeiros passos para aposentar o arcaico sistema de consultar fichas e agilizar as informações fornecidas aos cidadãos”, comentou.


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