(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Minas é estado com maior percentual de emigração do país

Mineiros "forasteiros" estão deixando as cidades de origem para morar em São Paulo e Rio de Janeiro


postado em 17/10/2012 10:27 / atualizado em 17/10/2012 10:29

Ao contrário do que pode parecer, os mineiros têm se mostrado uma população desenraizada. Minas Gerais é o estado brasileiro com maior percentual de pessoas que deixaram as cidades de origem para viver em outras unidades federativas. O estado segue a tendências nacional de migração, pois segundo o Censo 2010, 35,4% da população brasileira não reside no município onde nasceu.

São Paulo (8 milhões de pessoas), Rio de Janeiro (2,1 milhões), Paraná (1,7 milhão) e Goiás (1,6 milhão) acumularam o maior contingente de “forasteiros” residentes, pessoas que saíram dos locais de origem e migraram para esse estados.

A comparação entre os valores de residentes não naturais com o de naturais não residentes mostra que, historicamente,15 estados vêm apresentando resultados positivos no processo de migração - chegam mais migrantes do que saem - e 12 estados, resultados negativos - o número de saídas é maior do que o de chegadas. Minas faz parte desse último grupo acumulando um histórico de emigração.

Segundo levantamento do Censo, esse mineiros “forasteiros” estão morando em São Paulo (onde há 1,6 milhão de mineiros) e no Rio de Janeiro, em que 45,9% dos não naturais são de Minas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)