(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Saúde descarta dois casos suspeitos de intoxicação por remédio em Teófilo Otoni

Uma das vítimas consumiu o medicamento de outro lote. Uma idosa, internada em um hospital de Caraí, não ingeriu Secnidazol 500 mg.


postado em 16/12/2011 17:31 / atualizado em 16/12/2011 18:03

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) descartou dois casos suspeitos de intoxicação pelo Secnidazol 500 mg em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. Em nota, a Secretaria informou que N.G.S, de 65 anos, moradora de Caraí, que tem um mioma está internada no Hospital São João Batista, não consumiu o medicamento.

A segunda pessoa C.S.P, morreu em 29 de setembro por diabetes, hipertensão e complicações do quadro de doenças crônicas. Segundo uma das netas, ela consumiu o medicamento Secnidazol 500 mg, mas de outro lote. Dessa forma, a SES mantém o número de 10 óbitos suspeitos de terem sido provocados pela ingestão do medicamento. Na quinta-feira, a Polícia Civil informou que mais três mortes suspeitas de intoxicação teriam sido confirmadas, todas em Teófilo Otoni.

Amostras serão examinadas


A SES informa, ainda, que durante a vistoria da farmácia Fórmula Pharma, na quarta-feira, os técnicos da Vigilância Sanitária estadual e municipal localizaram o nome de seis pessoas que compraram o Secnidazol 500mg no estabelecimento.

Cinco pessoas já foram identificadas. Uma delas é M. L. S, de 72 anos, moradora de Teófilo Otoni, que foi morreu em 22 de novembro. “Dessa lista, ainda não conseguimos localizar Rivaldo Pereira, idade desconhecida, de Teófilo Otoni. Por isso, solicitamos que ele ou algum familiar procure os técnicos da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni, para que possamos fazer a investigação epidemiológica”, alertou o subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde, Carlos Alberto Pereira Gomes.

O Instituto Otávio Magalhães (IOM), da Fundação Ezequiel Dias (Funed) informou que como há suspeita de que os comprimidos do medicamento para matar vermes teve o principio ativo trocado por outro da fórmula de um anti-hipertensivo, são necessárias amostras de todas as matérias-primas usadas na manipulação do produto para os exames. Parte dessas matérias-primas e algumas amostras que foram consumidas pelos pacientes estão na Funed desde terça-feira.

Com a análise físico-química será possível identificar quais são as substâncias que compõem o medicamento e quais são as matérias-primas utilizadas. No próximo dia 21, será feita análise fiscal de amostra única. Essa amostra será aberta na presença do fabricante, de representante da Vigilância Sanitária da SES, órgão regulamentador. A partir da abertura da amostra, o prazo é de 20 a 30 dias, determinado pela legislação estadual.

Segundo a gerência regional de saúde da cidade, a população está procurando a delegacia da cidade para entregar medicamentos da Farmácia Fórmula Pharma. Mas, não há necessidade de devolver remédios que não sejam do lote 26 de fabricação em 14 de novembro. A orientação é para que essas pessoas procurem os médicos para saber se interrompem ou não o uso de medicamentos. Os sintomas de intoxicação medicamentosa são queda da pressão arterial, batimento cardíaco acelerado, dor no peito, arroxeamento da pele e sensação de desmaio.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)