(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Décima morte provocada por medicamento manipulado é investigada em Teófilo Otoni

Gerente regional de saúde não deu detalhes sobre a vítima, que também teria feito uso do remédio


postado em 14/12/2011 22:24 / atualizado em 14/12/2011 23:59

Mais uma suposta morte provocada pelo uso do medicamento Secnidazol 500mg, manipulado pela farmácia Fórmula Pharma, é investigado em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. Este pode ser o décimo óbito provocado pelo uso do remédio. A informação foi confirmada pelo gerente regional de saúde da cidade, Ivan Santana, que não revelou detalhes sobre a vítima.

Segundo Ivan, a décima morte teria ocorrido em Teófilo Otoni. Agentes da Secretaria de Saúde foram até a casa da família da vítima, no distrito de Pedro Versiani, mas não a encontraram.

Nessa terça-feira as autoridades do município revelaram a nona possível vítima do medicamento. Trata-se da aposentada Madalena Barbosa de Souza, de 81 anos, que morreu em 23 de novembro.

As outras vítimas seriam Sandra Maria Rammos Vieira, morreu em 20 de novembro, em Novo Cruzeiro. Edival José Ferreira, morto em 23 de novembro em Teofilo Otoni, Adélia Lopes Paixão, em 9 de dezembro, em Novo Cruzeiro, Letícia Lopes dos santos, em 11 de dezembro em Novo Cruzeiro, Levino Rodrigues Carvalho, em 23 de novembro em Ladainha, Silvia Cátia Marinho Gomes Coelho, em 23 de novembro, em Teofilo Otoni, Donatília Alves Teixeira, em 28 de novembro em Itaipé, e Deolinda Silva de Almeida, em 28 de novembro, em Ladainha.

A suspeita é de uma provável troca do princípio ativo da fórmula do remédio, um antiparasitário. A matéria-prima usada na fórmula seria de um anti-hipertensivo. As autoridades do município temem novas mortes,. Segundo Ivan Santana, das 180 cápsulas de Secnidazol do lote contaminado, 40 a 50 ainda não foram localizadas.

Nesta quarta-feira os responsáveis pela farmácia foram até a delegacia prestar depoimento. O dono da Fórmula Pharma, Ricardo Luiz Portilho, evitou contato com a imprensa. A advogada que representa a Fórmula Pharma alegou que a empresa pode ter sido alvo de uma sabotagem.

 

(Com informações de Pedro Ferreira)

 


Entenda o caso


30 de novembro: investigação começa a partir de uma notificação de dois casos suspeitos de intoxicação feita pelo Hospital Santa Rosália à Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni. M.B.V e a mulher dele tomaram quatro cápsulas do Secnidazol 500mg, manipulado pela Fórmula Pharma, e logo depois começaram a passar mal.

2 dezembro: a Secretaria Municipal de Saúde de Teófilo Otoni recebe denúncia anônima, que relata a existência de dois pacientes internados na UTI do Hospital Santa Rosália (os mesmos notificados poucos dias antes) por terem ingerido o medicamento Secnidazol 500mg.

3 de dezembro: a área de manipulação da Fórmula Pharma é interditada pela Vigilância Sanitária de Teófilo Otoni.

10 de dezembro: a Fórmula Pharma é interditada totalmente. A SES e a PM constatam que a farmácia continuava a distribuir o Secnidazol 500mg. Mais amostras são coletadas para análise na Funed.

 11 de dezembro: morre a oitava vítima.

12 de dezembro: a Secretaria de Estado de Saúde (SES) diz que caso é de polícia e vai encaminhar relatório ao Ministério Público e à Polícia Civil. Delegacia de Teófilo Otoni abre inquérito para apurar o caso e diz que vai pedir a exumação de corpos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)