(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Menores fazem rebelião em Centro Socioeducativo do Bairro Horto

A mãe um interno disse que os adolescentes estão insatisfeitos com a direção da unidade, o que pode ter motivado a rebelião


30/11/2011 09:19 - atualizado 30/11/2011 12:49

Movimentação policial no Centro Socioeducativo em BH
Movimentação policial no Centro Socioeducativo em BH (foto: Jackson RomanellI/EM DA Press)


Uma rebelião de menores apreendidos no Centro Socioeducativo do Bairro Horto, na Região Leste de Belo Horizonte, mobilizou Corpo de Bombeiros, Polícia Militar (PM) e agentes da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) na manhã desta quarta-feira. De acordo com Seds, o movimento começou por volta de 8h quando os adolescentes fizeram quatro pessoas reféns durante o início das aulas. Dentro da unidade funciona uma escola estadual e entre os reféns estavam dois professores, dois agentes prisionais. A polícia também informou que um menor ficou sob poder dos rebelados, contabilizando cinco reféns.

Cerca de 30 adolescentes estavam na sala de aula, no pavilhão da escola, quando houve um estouro. Os menores começaram a fazer sinais, trocando informações entre eles por códigos. Os professores perceberam a movimentação e saíram das salas. Os jovens fizeram barricadas no corredor do pavilhão e escolheram os reféns.

A PM foi acionada pra controlar a situação, mas quando chegou ao centro as pessoas que estavam ameaçadas pelos jovens à haviam sido liberadas. A libertação dos reféns aconteceu cerca de 20 minutos depois do início da rebelião. Foram acionados militares do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), Rondas Táticas Metropolitanas (Rotam) e do Batalhão de Eventos da PM (BPE). Representantes da Secretaria de Educação também estivem no local.

A mãe um interno disse que os adolescentes estão insatisfeitos com a direção da unidade. Eles alegam que a diretoria reduziu benefícios como ligações para familiares e a entrada de alimentos (frutas e guloseimas) no Centro Socioeducativo. A insatisfação pode ter motivado a rebelião desta quarta-feira, mas as razões ainda serão apuradas pela Seds. Em nota, a Seds informou que todos os adolescentes foram revistados e a unidade segue sua rotina.

O centro tem capacidade para atender a 58 adolescentes e, segundo a Seds, possui exatamente esse número de apreendidos. A unidade foi inaugurada em setembro deste ano com a expectativa de ampliar o sistema socioeducativo de Minas. O estado tem 20 unidades socioeducativas de internação e internação provisória, totalizando 1.156 vagas. Hoje, mais de 800 adolescentes cumprem medida socioeducativa de internação definitiva, sendo mais de 250 de internação provisória e cerca de 100 estão no regime de semiliberdade.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)