(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Período chuvoso deixa cidades próximas a reservatórios de hidrelétricas em alerta

Em Minas, há preocupação com relação às cheias em municípios banhados pelo Rio São Francisco, situados abaixo da barragem de Três Marias


postado em 22/11/2011 08:51 / atualizado em 22/11/2011 09:27

Rio São Francisco em Três Marias - O reservatório da usina de Três Marias se encontra com um nível de 59,17% de sua capacidade(foto: CEMIG Dvigulação )
Rio São Francisco em Três Marias - O reservatório da usina de Três Marias se encontra com um nível de 59,17% de sua capacidade (foto: CEMIG Dvigulação )

O início do período chuvoso faz acender o alerta para prevenção contra enchentes nas bacias dos rios onde estão os reservatórios das usinas hidrelétricas. E os reservatórios já estão mais cheios do que o mesmo período do ano passado, segundo levantamento do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentado em reunião promovida, nesta semana, em Brasília, pela Agência Nacional de Águas (ANA), que contou com a participação de diversos órgãos técnicos, para avaliação da situação atual dos reservatórios brasileiros e das tendências de cheias para o período chuvoso.

O ONS apresentou o Plano Anual de Prevenção de Cheias - Ciclo 2011/2012, no âmbito do Sistema Interligado Nacional. Com base em dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o ONS informou, “até o momento”, trabalha com um “cenário de normalidade” para o período chuvoso no Sul/Sudeste. “Mas, isso não quer dizer que não vão ocorrer inundações neste ano, Pois, período chuvoso praticamente nem começou ainda. Temos que estar preparados para a atuação no início das enchentes e tomar medidas preventivas dentro do tempo certo”, alerta o gerente de Eventos Críticos da ANA, Marcelo Jorge Medeiros.

O próprio Operador Nacional do Sistema assinala: “considerando-se uma projeção de vazões médias até abril, tem-se a perspectiva alcançar mais rapidamente os níveis de volumes de espera neste ano em relação ao ano passado, o que exige uma maior atenção quanto à possibilidade de realização de operações de controle de cheias neste ciclo que se inicia”.

Em Minas Gerais, a preocupação com relação às cheias é verificada em municípios banhados pelo Rio São Francisco, situados abaixo da barragem de Três Marias. É o caso de Pirapora (Norte de Minas), onde, em anos anteriores, após liberação de água do reservatório da usina, o nível do rio subiu rapidamente e ilhas do São Francisco foram inundadas, com os moradores sendo obrigados a sair às pressas, enfrentando muitos prejuízos.

De acordo com a Cemig, o reservatório da usina de Três Marias se  encontra com um nível de 59,17% de sua capacidade enquanto o reservatório da barragem de Irapé (no Rio Jequitinhonha) está com 54%. Os reservatórios de outras hidrelétricas da companhia no estado estão mais cheios, sobretudo, os situados no Triângulo Mineiro: Emborcação (Rio Paranaíba), 57% Nova Ponte (Rio Araguari), 60%; e São Simão (Rio Paranaíba), 79%. Já o nível da represa de Furnas (Rio Grande), administrada pela Furnas Centrais Elétricas, está em 61,4%.

De acordo com a Cemig, todos os reservatórios estão ‘dentro do esperado para esta época do ano”. A companhia alega que está atenta para as medidas preventivas e a abertura das comportas nos reservatórios só deve ocorrer a partir de janeiro. “Deve ser esclarecido que a abertura das comportas é uma ação preventiva para a liberação de uma determinada quantidade de água dentro de um limite, sempre inferior à quantidade de água que chega ao reservatório. Assim, é feito um controle, evitando danos maiores”, afirma André Cavallari, coordenador da área de controle de cheia da Gerência de Planejamento Energético da Cemig.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) também está atenta para os riscos de inundações nos municípios situados abaixo dos reservatórios das usinas de geração de energia. Com o apoio da Cemig, o órgão estadual organizou, neste mês, o curso de “Gestão de Operação dos Reservatórios do Setor Elétrico”, destinado a coordenadores municipais de defesa civil e de servidores dos órgãos do Governo do Estado que atuam na prevenção e no combate de problemas provocados pelas chuvas, tais como Corpo de Bombeiros, Policia Militar e Polícia Civil. Durante o curso, foram repassadas informações sobre os procedimentos adotados para a abertura das comportas, visando impedir o rompimento das barragens. Também foram abordas as vistorias em barragens de rejeitos de mineração e em reservatórios que são usados para o abastecimento de água das cidades.

NIVEL DOS RESERVATORIOS DAS USINAS EM MINAS *

Usina           Bacia                    Nível
São Simão    Rio Paranaíba        79%
Furnas          Rio Grande            61,4%
Nova Ponte    Rio Araguari          60%
Três Marias    Rio São Francisco   59,17%
Emborcação   Rio Paranaíba         57%
Irapé            Rio Jequitinhonha   54%

* Nível medido em 21.11.2011, conforme a Cemig.




Chuvas em Belo Horizonte


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)