(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Nova ponte sobre Rio das Velhas custará R$ 40 milhões

Dnit anuncia que trabalho de construção da estrutura no Rio das Velhas, em Sabará, começará nos próximos dias. Uma passarela ficará pronta no máximo em duas semanas


postado em 22/04/2011 07:25 / atualizado em 22/04/2011 07:42

Técnicos deixam a ponte depois de vistoriar o local. Já está definido que demolição não será feita por implosão. Moradores cobraram rapidez na solução do problema(foto: Tulio Santos/Esp EM)
Técnicos deixam a ponte depois de vistoriar o local. Já está definido que demolição não será feita por implosão. Moradores cobraram rapidez na solução do problema (foto: Tulio Santos/Esp EM)


Uma empresa mineira deve ser contratada na próxima semana para dar início à construção da ponte no Rio das Velhas, em Sabará, Região Metropolitana de Belo Horizonte, em substituição à que cedeu na quarta-feira, interrompendo totalmente o trânsito na região. Segundo o diretor de Infraestrutura Rodoviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Hideraldo Caron, a nova ponte será mista, metálica e de concreto. A demolição da ponte abalada e a construção da nova está orçada em cerca de R$ 40 milhões e vai antecipar parte do projeto de duplicação da BR-381. A montagem de uma passarela para pedestres também será definida nos próximos dias. Em princípio, a passarela será construída pelo Exército, mas, se o prazo a ser apresentado pelos militares não for razoável, uma empresa pode ser contratada em caráter emergencial, com dispensa de licitação. O Dnit quer a passarela pronta em até duas semanas.

Hideraldo Caron veio de Brasília para acompanhar as vistorias na ponte. Mais cedo, o superintendente do órgão, Sebastião Donizete, já havia visitado o local com técnicos. A partir de hoje, a estrutura será monitorada de hora em hora com um equipamento de topografia, para avaliar os reais riscos de a ponte ruir. As análises técnicas comprovaram que está tudo comprometido e que a demolição não poderá ser feita por implosão, por causa da falta de autorização ambiental.

“Concluímos as avaliações técnicas para saber se havia a possibilidade de recuperar a estrutura, mas ela não poderá ser reaproveitada. Esta semana faremos um planejamento da demolição e vamos contratar uma empresa de imediato. Minas tem muitas empresas de grande porte habituadas a fazer pontes e viadutos pelo país. Vamos desmanchar a ponte e tirar sua estrutura. Enquanto estivermos fazendo as fundações necessárias no terreno, as vigas metálicas já estarão sendo produzidas. Depois, é só montar a estrutura”, explicou Caron.

Protesto

Durante a visita do representante do Dnit, moradores da região fizeram um protesto e quiseram saber o que será feito de imediato para resolver o problema de acesso, uma vez que a nova ponte demorará a ficar pronta. Questionado sobre alternativas mais viáveis e menos distantes, Caron anunciou que o Dnit avalia o aproveitamento de uma estrada de terra próximo ao local. Ele não soube precisar o trajeto e disse que a via precisaria se asfaltada.

“O Exército vai fazer uma avaliação para tentar construir uma passarela. Não temos como esperar um ou dois meses. Neste caso, nós vamos executar com outra empresa em até duas semanas. Mais importante que passar pela ponte é preservar a vida”, afirmou o diretor, diante da pequena manifestação.

A nova ponte e seus acessos serão elevados em um metro de altura, já como determinação do projeto de duplicação da rodovia. A previsão da obra é de no máximo seis meses. No futuro, a ponte será uma via de mão única e outra será construída para atender motoristas no sentido contrário. Segundo Caron, uma possível erosão no fundo do Rio das Velhas pode ter deixado os pilares sem sustentação. “Nos últimos 20 anos fizemos três recuperações nesta ponte, inclusive nos pilares de infraestrutura. As vigas colocadas em nossa última obra garantiram a sustentação da ponte até agora.”


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)