(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pirapora decreta estado de emergência depois de inundação


21/03/2011 20:27 - atualizado 21/03/2011 20:50

A inundação aconteceu depois da abertura das comportas da usina hidrelétrica de Três Marias
A inundação aconteceu depois da abertura das comportas da usina hidrelétrica de Três Marias (foto: Aparicio Mansur/Divulgacao)
 

A Prefeitura de Pirapora, na Região Norte de Minas, decretou, nesta segunda-feira, estado de emergência no município, tendo em vista que cerca de 60 famílias moradoras de três ilhas do Rio São Francisco ficaram desabrigadas devido a uma enchente do Velho Chico. De acordo com a Defesa Civil Municipal da cidade, o rio subiu quatro metros acima do nível normal devido à abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Três Marias. Até a noite desta segunda-feira, houve apenas prejuízos materiais, com a inundação de clubes, ranchos e sedes de sítios construídas próximas às margens do rio.

O coordenador da Defesa Civil de Pirapora, Jair Gomes, disse que a Cemig avisou sobre a abertura das comportas da hidrelétrica com 12 horas de antecedência. Segundo ele, a empresa disse que tomou a medida em função das últimas chuvas que deixou o reservatório da usina na sua capacidade máxima. No entanto, segundo Gomes, devido a uma forte chuva no Noroeste do estado, ocorrida no último fim de semana, houve uma enchente no Rio Abaeté, que deságua no Velho Chico, entre Três Marias e Pirapora, o que fez o volume de água no Rio São Francisco aumentar rapidamente.

A inundação começou por volta das volta das 4h30 quando as águas invadiram as ilhas do Coqueiro, Pimenta e Marambaia, situadas nas proximidades da área urbana de Pirapora. As famílias tiveram que ser retiradas rapidamente de barco pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, com o apoio da Capitania dos Portos (Marinha) de Pirapora. Não houve vítimas, mas muitas pessoas perderam colchões, eletrodomésticos, camas e outros móveis. Alguns animais domésticos como galinhas e porcos que foram levados pela água.

Os moradores recorrem as ilhas para manter pequenas plantações, de onde retiram o sustento. A mais habitada delas é a Ilha do Coqueiro, distante dois quilômetros da área urbana de Pirapora. Todos os desabrigados – cerca de 180 pessoas – foram levados para as casas de parentes. “Chegamos a preparar abrigos no Ginásio Poliesportivo e no Parque de Exposições da cidade. Mas, as pessoas preferiram ir para as casas dos seus familiares”,disse o coordenador de Defesa Civil de
Pirapora. Nesta noite, ele viajou para Belo Horizonte a fim de buscar colchões, cestas básicas e outros donativos para os desabrigados. Ainda conforme Jair Gomes, a Cemig iria abrir outras comportas do São Francisco. “Com isso, acreditamos que o nível da água do
rio vai subir mais uns 80 centímetros”, disse.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)