O Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa define o verbo empreender como “pôr em execução”. Mas tirar uma ideia do papel não é tão fácil como muita gente pode imaginar. Ainda mais quando o assunto é montar o próprio negócio. Nos setores moveleiro e de decoração, por exemplo, o candidato ao posto de empresário precisa ficar antenado a várias áreas.
“Para obter sucesso num empreendimento voltado para a fabricação de móveis, o empreendedor deve ficar atento a fatores como gestão, tendências, inovação e design. Dessa forma, a empresa estará em sintonia com o mercado”, orienta Lúcia Caiaffa, analista do Sebrae Minas em Ubá, na Zona da Mata, um dos principais polos de produção do setor no Brasil. A mesma dica vale para produção de cortinas e objetos decorativos que, assim como os móveis, têm como destino a composição de ambientes residenciais e comerciais.
A especialista destaca que o futuro empresário deve planejar a compra de máquinas e equipamentos necessários tanto à produção quanto ao escoamento da mercadoria. “É preciso evitar a capacidade ociosa e/ou ineficiência no processo, geradas por gargalos de outros setores menos automatizados, informatizados”, acrescenta. Para o comércio, a escolha do espaço vai permitir a exposição dos produtos de forma mais atraente e a localização vai determinar os custos para atender o público-alvo.
A logística é um fator relevante no setor de decoração e especialmente para a indústria moveleira. Tanto o fabricante quanto o lojista necessitam da entrega eficiente e ao menor custo. Dessa forma, é importante monitorar despesas com o serviço de frete, que tem grande impacto nos custos e no valor final que será pago pelos compradores.
Logística O monitoramento de prazo deve ser aplicado ainda na compra das matérias-primas usadas na fabricação de móveis e peças de decoração, afinal, como explica Lúcia, é preciso dispensar “atenção na logística do fornecedor para não comprometer a produção e distribuição planejada na área comercial”. Problemas de atraso na entrega ou montagem de móveis, cortinas e outras peças de decoração desgastam a imagem do empreendimento e, com o tempo, podem inviabilizar o negócio.
Mão de obra qualificada, adequação à legislação trabalhista e investimento em design são pontos importantes ao planejar a abertura de uma empresa de móveis, tanto na fabricação quanto na comercialização. O cuidado com o meio ambiente também: “Destinação adequada de resíduos, pois o impacto ambiental gerado pela indústria moveleira, de acordo com o segmento, traz um passivo que gera responsabilidades para destinação correta dos resíduos sólidos e líquidos”.
Entrega e montagem Na decoração, a equipe que faz a entrega e a montagem dos produtos no ambiente do comprador pode construir ou destruir a imagem de um negócio. Cordialidade, pontualidade e limpeza são itens aos quais o empreendedor do segmento tem que estar atento e oferecer treinamento. O entregador/montador faz parte do cartão de visita da loja ou indústria no setor de decoração.
“Para obter sucesso num empreendimento voltado para a fabricação de móveis, o empreendedor deve ficar atento a fatores como gestão, tendências, inovação e design. Dessa forma, a empresa estará em sintonia com o mercado”, orienta Lúcia Caiaffa, analista do Sebrae Minas em Ubá, na Zona da Mata, um dos principais polos de produção do setor no Brasil. A mesma dica vale para produção de cortinas e objetos decorativos que, assim como os móveis, têm como destino a composição de ambientes residenciais e comerciais.
A especialista destaca que o futuro empresário deve planejar a compra de máquinas e equipamentos necessários tanto à produção quanto ao escoamento da mercadoria. “É preciso evitar a capacidade ociosa e/ou ineficiência no processo, geradas por gargalos de outros setores menos automatizados, informatizados”, acrescenta. Para o comércio, a escolha do espaço vai permitir a exposição dos produtos de forma mais atraente e a localização vai determinar os custos para atender o público-alvo.
A logística é um fator relevante no setor de decoração e especialmente para a indústria moveleira. Tanto o fabricante quanto o lojista necessitam da entrega eficiente e ao menor custo. Dessa forma, é importante monitorar despesas com o serviço de frete, que tem grande impacto nos custos e no valor final que será pago pelos compradores.
Logística O monitoramento de prazo deve ser aplicado ainda na compra das matérias-primas usadas na fabricação de móveis e peças de decoração, afinal, como explica Lúcia, é preciso dispensar “atenção na logística do fornecedor para não comprometer a produção e distribuição planejada na área comercial”. Problemas de atraso na entrega ou montagem de móveis, cortinas e outras peças de decoração desgastam a imagem do empreendimento e, com o tempo, podem inviabilizar o negócio.
Mão de obra qualificada, adequação à legislação trabalhista e investimento em design são pontos importantes ao planejar a abertura de uma empresa de móveis, tanto na fabricação quanto na comercialização. O cuidado com o meio ambiente também: “Destinação adequada de resíduos, pois o impacto ambiental gerado pela indústria moveleira, de acordo com o segmento, traz um passivo que gera responsabilidades para destinação correta dos resíduos sólidos e líquidos”.
Entrega e montagem Na decoração, a equipe que faz a entrega e a montagem dos produtos no ambiente do comprador pode construir ou destruir a imagem de um negócio. Cordialidade, pontualidade e limpeza são itens aos quais o empreendedor do segmento tem que estar atento e oferecer treinamento. O entregador/montador faz parte do cartão de visita da loja ou indústria no setor de decoração.