(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dinâmica da inflação é mais favorável com sinais de menor persistência, diz BC


postado em 30/03/2017 14:13

Brasília, 30 - O diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Viana, avaliou nesta quinta-feira, 30, que a inflação mostra uma dinâmica mais favorável, com sinais de menor persistência. Em apresentação sobre o Relatório Trimestral de Inflação (RTI), ele destacou os sinais de desinflação mais difundida e o choque favorável de alimentos. "Constatamos um recuo das expectativas para 2017 e a ancoragem de previsões em horizontes mais distantes", afirmou.

Segundo ele, uma inflação alta e volátil reduz o crescimento potencial da economia e afeta a geração de empregos e renda. "Inflação alta e volátil gera distorções, aumenta riscos, encurta horizontes de planejamento, prejudica investimentos e o crescimento econômico", disse.

O diretor destacou que existem sinais mistos sobre a atividade econômica, mas compatíveis com a sua estabilização no curto prazo, com retomada gradual ao longo de 2017, mas com ociosidade ainda elevada no setor produtivo.

Sobre o cenário externo, Viana avaliou que as perspectivas continuam bastante incertas, embora a atividade global esteja mais forte. Ele pontuou que existem impactos positivos sobre os preços das commodities, mas citou incertezas sobre a continuidade desse movimento.

Desinflação difundida

O diretor de Política Econômica do Banco Central reforçou a percepção de que o processo de desinflação ganha força e dá sinais de que deve continuar. "Há um ambiente bastante favorável. A desinflação se difundiu no mercado e sugere que esse processo deverá continuar", disse.

Questionado sobre eventual redução da meta de inflação para 2019, o diretor disse que essa é uma decisão que será tomada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em junho e caberá ao BC cumprir a meta com os instrumentos de política monetária existentes. Sobre os anos de 2017 e 2018, o diretor disse que essas metas "estão definidas com uns dois anos de antecedência". "O debate em junho é sobre a meta para 2019".

Apesar de o mercado debater eventual redução da meta de 2019, o diretor ressaltou que o ano de 2017 "segue no nosso horizonte". "Continuamos levando em conta 2017", disse. "No regime de metas, é importante ter perspectiva com horizonte adequado. Se isso se perpetuar e você olhar para trás verá que a inflação tende a oscilar me torno da meta", disse, ao comentar que nem sempre é possível "reagir na velocidade necessária e muitas vezes não é recomendável".

O diretor também classificou como "desprezível" a possibilidade de revisão da meta de inflação de 2018. "Do ponto de vista puramente institucional, há possibilidade de avaliar, mas o entendimento é que na atual conjuntura essa possibilidade é desprezível", disse o diretor na divulgação do Relatório Trimestral de Inflação.

Viana explicou que a possibilidade de revisão do número existe porque está nas regras. De acordo com a norma vigente, o CMN aprova até junho a meta para dois anos à frente e também revisa a meta para o ano seguinte. "É uma possibilidade. Sempre há uma possibilidade porque está nas regras", disse o diretor.

Mais cedo, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse que o CMN vai revisar a meta de 2018 "para saber se justificaria alguma mudança". Atualmente, a meta é de 4,5% com 1,5 ponto porcentual de margem para cima ou para baixo.

BC surpreendido

O diretor de Política Econômica do Banco Central afirmou que "com certeza" a autoridade monetária será surpreendida novamente por eventuais surpresas inflacionárias à frente. "Com certeza, vamos ser surpreendidos de um lado ou de outro. Não espero ser surpreendido. Se eu esperasse, mudaria a minha projeção", disse.

Ele comentou que por definição as projeções econômicas não incorporam as surpresas passadas - no caso da inflação. "Incorporamos a melhor avaliação da economia para frente", disse. Apesar disso, as surpresas ocorrem e o importante é a simetria, disse o diretor. "O importante é olhar que a inflação média flutue ao longo do tempo e da meta."

2009

Viana ressaltou que as projeções a partir de 2019 já indicam inflação abaixo de 4,5%. Esse fenômeno mostra que "é bastante plausível que isso tem a ver com a perspectiva da meta no futuro".

"Para os anos posteriores, para quais não há meta, algumas projeções estão abaixo de 4,50%. É bastante plausível que isso tem a ver com a perspectiva da meta no futuro", disse o diretor.

Durante a apresentação, o diretor repetiu avaliação feita recentemente pelo presidente do BC, Ilan Goldfajn, de que a taxa de juro ex-post (que leva em conta a inflação passada) subiu nos últimos meses exatamente porque a inflação está caindo. "Estamos vivenciado processo de desinflação muito claro. A taxa ex-post só está subindo porque a inflação está caindo", disse.

O diretor também apresentou slides sobre um dos boxes do relatório de inflação que analisa o impacto do choque de alimentos na inflação. No estudo, há identificação de choques de preços de alimentos e exclusão de seus impactos primários sobre o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). "Com essa exclusão, a inflação acumulada nos últimos dois trimestres seria mais elevada, em aproximadamente 0,30 ponto porcentual", disse o diretor.

Taxa neutra

Ele também reconheceu que a estimativa da taxa neutra de juro é muito difícil de ser feita. "Há incerteza muito grande. E não só um desafio do BC como também para participantes do mercado", disse.

O diretor comentou que, apesar dessa dificuldade, é possível afirmar que essas taxas "vão evoluir em função da conjuntura". "Os juros vão ser pautados muito pelo ambiente da economia, regras da economia e outros aspectos", completou. Ao comentar o tema, o diretor ressaltou que a política monetária "não é refém da taxa neutra".

Em entrevista para apresentar o Relatório Trimestral de Inflação, o diretor comentou que "não há mágica" em nenhum BC no mundo e não é possível usar como referência um juro neutro "muito diferente" do número real. Quando isso acontece, comentou, há distorções na economia, como atividade muito aquecida ou inflação muito baixa.

Ainda sobre o tema, Viana reforçou o discurso de que as reformas em curso podem contribuir com a redução do juro estrutural da economia brasileira. "Esse é um dos benefícios que poderão vir para todos se essas reformas forem aprovadas com sucesso. Isso vai permitir que a gente tenha taxas médias de juros mais baixas", disse. "Precisamos ajustar a economia e eliminar distorções."

Cenário de referência

Carlos Viana explicou que os cenários de projeções para o IPCA que consideram juros constantes - como era o caso do antigo "cenário de referência" do BC - se tornaram menos informativos em um contexto de flexibilização da política monetária. "Os cenários com taxas de juros flutuantes segundo as previsões do Relatório de Mercado Focus são mais relevantes e informativos no momento", alegou. "Não que os outros cenários, com juros constantes, não sejam informativos, mas o foco relevante são os cenários que consideram juros cadentes", completou.

Ele chegou a pedir ajuda à imprensa na divulgação da decisão do BC em eliminar o nome "cenário de referência" para as projeções com parâmetros constantes de câmbio e juros.

A autoridade monetária abandonou o uso dos termos "cenário de referência" e "cenário de mercado" no Relatório Trimestral de Inflação desta quinta. Ainda assim, o relatório continua trazendo essas projeções, com outras denominações e apresentadas em outra ordem, ao lado de outros dois cenários híbridos.

Departamento de Estatísticas

O diretor de Política Econômica do Banco Central anunciou ainda uma mudança na estrutura da diretoria com a criação de um novo departamento de estatísticas que ficará a cargo de Fernando Rocha, atualmente chefe-adjunto do Departamento Econômico.

O novo departamento será responsável pelas notas do setor externo, de crédito e política fiscal, que são divulgadas nos últimos dias do mês. Além disso, o departamento também ficará responsável pela pesquisa semanal Focus, que coleta previsões do mercado para uma série de indicadores.

As mudanças foram aprovadas pela diretoria colegiada do BC.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)