(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

UE multa Crédit Agricole, HSBC e JPMorgan por cartel de manipulação de juros


postado em 07/12/2016 09:01

Bruxelas, 07 - A autoridade antitruste da União Europeia multaram os bancos HSBC, J.P. Morgan Chase e Crédit Agricole em um total de 485 milhões de euros (US$ 519,7 milhões) por conspirarem pela manipulação de uma taxa básica de juros.

A Comissão Europeia afirmou que estes bancos violaram regras antitruste ao combinarem a precificação dos juros de derivativos e trocando informações sensíveis.

O anúncio desta quarta-feira foi a culminação de uma investigação que começou cerca de cinco anos atrás, e ecoa os resultados obtidos nos Estados Unidos e no Reino Unido, que acusaram instituições financeiras de manipularem a Libor e a taxa interbancária do euro, chamada de Euribor.

"Os bancos precisam respeitas as regras de competição da União Europeia assim como qualquer outra companhia no mercado único", disse a chefe antitruste da UE, Margrethe Vestager.

A UE havia feito uma denúncia formal das três companhias em 2014. Eles continuaram a investigá-los após, em 2013, terem multado diversas outras companhias em 1,71 bilhão de euros, acusando-os de operarem cartéis. Naquele momento, Crédit Agricole, HSBC e JP Morgan Chase escolheram não encerrar a investigação. Fonte: Dow Jones Newswires.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)