(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PIB de Minas tem retrocesso de 5,6%

Crise na indústria foi decisiva para recuo do PIB de Minas de janeiro a março, frente a 2015. Na comparação trimestral, queda foi de 0,6%


postado em 24/06/2016 06:00 / atualizado em 24/06/2016 07:59

Minas Gerais sofre mais que o Brasil os efeitos da recessão. Caiu 0,6% no primeiro trimestre do ano a produção de bens e serviços no estado, medida pelo Produto Interno Bruto (PIB), frente ao período de outubro a dezembro de 2015. A economia brasileira encolheu 0,3% na mesma base de comparação. O desempenho de Minas foi também pior ante o primeiro trimestre de 2015, com uma retração de 5,6%, enquanto o recuo da média nacional foi de 5,4%. Na análise trimestral frente o ano passado, o estado enfrenta o oitavo trimestre seguido de fechamento no vermelho, informou nessa quinta-feira a Fundação João Pinheiro (FJP), de Belo Horizonte.

 

Estudo publicado pela fundação atribui a retração mineira no primeiro trimestre de 2016 à queda de 4,2% da indústria, já que o setor de serviços, embora no campo negativo, registrou decréscimo de 0,2%. Na outra ponta, o setor agropecuário mineiro teve crescimento de 7,2%, que, se não foi suficiente para tirar a economia estadual do fundo do poço, pelo menos impediu recuo ainda maior.

O fraco desempenho da indústria, de acordo com os analistas da FJP, está relacionado, em Minas, ao desempenho negativo de três dos quatro subsetores da atividade industrial: a extrativa mineral (5%), a indústria de transformação (2,2%) e a construção civil (1,9%). O resultado da mineração reflete os efeitos do rompimento da barragem da Samarco em Mariana e, a consequente, a paralisia no nível de atividade na região.

“O único subsetor da indústria com resultado positivo para o trimestre foi o de energia e saneamento, com alta de 2%, devido ao volume de chuvas no período”, ressaltou o pesquisador da Fundação João Pinheiro Glauber Silveira. “Se analisado o acumulado dos últimos 12 meses, tivemos uma queda de 8,7% no setor”, apontou. Dentro do mesmo cenário, a construção civil segue sendo afetada pelo excesso de oferta de unidades residenciais prontas e a dificuldade de repasse para compradores finais diante da restrição de crédito no país.

Além disso, com queda de 0,2%, o setor de serviços também não ficou de fora do cenário recessivo. “O aumento da taxa de desemprego e da inflação, a redução da massa salarial real e o crédito mais restrito influenciam no comportamento dos consumidores, o que impactou diretamente no desempenho do comércio e prestação de serviços”, concluiu o pesquisador da FJP, Caio Gonçalves.

Exceção


A boa notícia ficou mesmo por conta do crescimento do setor agropecuário que foi favorecido pela melhora das condições climáticas e pelo desempenho de culturas colhidas no primeiro trimestre do ano e, ao mesmo tempo, com importância na estrutura agrícola mineira, tais como a primeira safra do feijão, da batata-inglesa e da soja. Segundo o pesquisador Thiago Almeida, a expectativa é que o setor apresente bons resultados durante todo o ano.

“Neste primeiro trimestre, mesmo sem o início da safra do café, já houve uma melhora considerável no desempenho da agropecuária, muito influenciada pelas chuvas bem distribuídas, o que favoreceu a produtividade” explicou. “Se compararmos com o mesmo trimestre do ano passado, quando foram colhidos os mesmos produtos, os resultados positivos ficam ainda mais evidentes, com crescimento de 13,6%”, observou.

 

Investimentos em saúde

O grupo mineiro Oncoclínicas anunciou, nessa quinta-feira (23), investimentos de R$ 30 milhões em um centro avançado de tratamento de câncer, o Cancer Center, resultado de uma joint venture formada com o Biocor Instituto, em Belo Horizonte. O empreendimento será construído dentro do complexo hospitalar do Biocor. A obra terá início no segundo semestre deste ano. Nos 6 mil metros quadrados do centro dedicados à oncologia, os pacientes terão acesso a ambulatórios especializados, equipes para atendimento integral ao paciente, com psicólogos, nutricionistas, oncocardiologistas, estomatologistas, entre outros especialistas.Haverá uma unidade cirúrgica e uma unidade de internação para pacientes onco-hematológicos com 30 leitos. Para radioterapia, o Cancer Center contará com aceleradores lineares de ponta e serão também realizados transplantes de medula óssea em adultos e crianças. Foi ainda anunciada parceria com a clínica Hematológica, de BH, que agora integra o grupo. O anúncio das parcerias foi feito pelo presidente do Conselho Administrativo do Grupo Oncoclínicas, Bruno Ferrari (na foto, em pé), o diretor da Hematológica, Luiz Eugênio Andrade Filho (na foto, sentado à direita) e Roberto Duarte.

 

e mais...

Expansão da Zara

A grife espanhola Zara, ligada ao grupo Inditex, vai abrir sua segunda loja em Minas Gerais, no Boulevard Shopping, de BH. As obras já foram iniciadas e a unidade deve abrir as portas para o público em outubro. A grife fabrica e vende roupas para homens, mulheres e crianças e chegou a Minas há 11 anos, instalando-se no BH Shopping. A marca está presente em vários países do mundo e a loja do Boulevard será a 56ª no país. A unidade ocupará 2,5 mil metros quadrados do centro de compras. “Remanejamos algumas lojas e estamos adequando o ambiente. A loja será ampla e ofertará todos os produtos já consagrados da marca espanhola”, diz Daniel Vieira, superintendente do Shopping. A reportagem do Estado de Minas procurou a Zara, mas a grife não revelou o valor do investimento.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)