(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Retração no consumo das famílias mostra cenário preocupante para varejo, diz Apas

O desempenho do varejo deve continuar a ser afetado, sobretudo nos negócios de venda de bens duráveis


postado em 01/12/2015 14:07 / atualizado em 01/12/2015 14:44

São Paulo, 01 - A retração no consumo das famílias pelos números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o PIB do terceiro trimestre mostra um cenário preocupante para o varejo pela frente, na avaliação do economista Rodrigo Mariano, da Associação Paulista de Supermercados (Apas). Ele vê perspectivas negativas para o quarto trimestre diante dos impactos que a inflação e a alta da inadimplência têm tido sobre os consumidores.


"Embora a maior parte dos números do PIB tenha ficado em linha com o esperado, a continuidade da deterioração no consumo das famílias é um dado que preocupa, porque pode indicar uma contribuição do varejo para a economia ainda menor este ano", diz ele.

O desempenho do varejo, na visão dele, deve continuar a ser afetado, sobretudo nos negócios de venda de bens duráveis. "O cenário de inadimplência, inflação e juros altos têm levado à uma queda vertiginosa nesses bens", comenta.

Já o segmento de varejo alimentar apresenta leves sinais de recuperação nos últimos meses. Depois de resultados ruins no primeiro semestre, Mariano destaca que as vendas de alimentos e bens não-duráveis estão sendo beneficiadas pelo menor comprometimento da renda dos brasileiros com compras de duráveis.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)