(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Brasil ainda tem problemas de restrição a investimentos estrangeiros, diz OCDE


postado em 27/10/2015 12:49

São Paulo, 27 - Andrea Goldstein, da divisão de investimentos da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), afirmou nesta terça-feira, 27, em São Paulo, que o Brasil ainda tem problemas de restrição ao investimento estrangeiro, mas a situação está mais ou menos alinhada com o observado nos membros oficiais do grupo.

"A experiência nos ensina que alguns temas são mais difíceis para reformas. Um tema complexo em todos os países são as parcerias público-privadas (PPP). Já um aspecto muito contencioso do ponto de vista político é a revisão das restrições aos investimentos. O Brasil ainda tem problemas, mas está na média da OCDE, e poderia estar abaixo, como é o caso do Chile", afirmou durante palestra no seminário Investimento no Brasil e brasileiro no exterior, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos de Empresas Transnacionais e Globalização Econômica (Sobeet).

Goldstein lembrou que o Brasil já participa das atividades do comitê de investimentos da OCDE, apesar de não ser membro efetivo do grupo. Ele afirmou que não existem regras universais para melhorar o clima de negócios para investimentos, mas é possível aprender com alguns exemplos, como o caso da Coreia do Sul. "É sempre melhor anunciar as reformas antecipadamente, com um calendário realista e sem voltar atrás. Também é preciso sensibilizar o público sobre os benefícios da abertura", apontou. Ele explicou que, entre os princípios básicos, estão a transparência, não discriminação e proteção dos diretos de propriedade.

Já Maria Luisa Cravo Wittenberg, da Apex-Brasil, falou sobre o trabalho da agência e comentou que, em 2014, a entidade esteve envolvida na atração de US$ 4,7 bilhões em investimentos para o País, em 30 projetos. Este ano, no consolidado do primeiro semestre, ela diz que o volume está pouco maior do que o observado no mesmo momento do ano passado. "O que nós observamos é que existe uma menor participação do investimento produtivo e maior dos investimentos em participação, até porque os ativos brasileiros estão mais baratos", contou.

Além disso, o volume individual dos investimentos é menor, com uma participação maior de empresas de menor porte. "As grandes empresas estão segurando os investimentos até terem uma previsibilidade maior na economia brasileira", explicou Maria Luisa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)