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Estado de Minas

Mineirão pode ganhar mais uma atração e fortalecer caráter turístico da região

Projeto transforma área ociosa ao lado do Museu do Futebol em empreendimento com 128 lojas e praça de alimentação


postado em 21/09/2015 06:00 / atualizado em 21/09/2015 08:04

(foto: Rodrigo Clemente/EM/D.A Press )
(foto: Rodrigo Clemente/EM/D.A Press )

O gigante da Pampulha pode ganhar uma nova atração. Com o objetivo de viabilizar ainda mais o caráter multiuso do estádio e o potencial turístico da região, surgiu a ideia do Mercado do Mineirão. Inspirado em projetos similares no Brasil e no exterior, como o Mercado da Ribeira, em Lisboa, o empreendimento ocuparia um espaço ocioso na área de estacionamento, bem ao lado do Museu do Futebol.

Concebido pela iniciativa privada, o projeto já nasceu com o apoio do governo do estado. Para o secretário de Turismo de Minas Gerais, Mário Henrique Caixa (PCdoB), o Mercado do Mineirão seria um acréscimo importante ao circuito turístico da Pampulha. “Vai gerar empregos e renda. Além do turista, a ideia é que o empreendimento atenda também aos moradores da região, que é extremamente populosa. Outro ponto importante é que essa nova opção vai diminuir a contrapartida que o estado tem que pagar à Minas Arena, que é de cerca de R$ 3,7 milhões mensais”, aponta.

Desenvolvido pelo escritório BCMF Arquitetos, que participou da renovação do Mineirão para a Copa do Mundo do ano passado, o projeto prevê a construção de 128 lojas, praça de alimentação e mezanino com vista para a lagoa. Tudo integrado à esplanada do estádio e ao Museu do Futebol. O espaço, de mais de 3 mil metros quadrados, contaria ainda com estacionamento para 218 veículos.

Potencial

“O objetivo é potencializar a questão da posição estratégica do Mineirão na cidade. E ajudaria a realizar a vocação do novo estádio como espaço semiaberto ao público, que pode oferecer serviços, lazer, cultura, comércio e entretenimento para a cidade como um todo”, explica Bruno Campos, sócio-proprietário do BCMF Arquitetos.

Para o secretário de Turismo, o gigante da Pampulha ainda não atingiu sua plenitude como espaço multiuso. “As grandes arenas modernas são de usos múltiplos e não vemos isso ainda no Mineirão. Das 20 lojas, apenas quatro foram alugadas. Os eventos, que eram para ocorrer em maior número, são poucos. E o espaço não funciona como estacionamento”, observa Mário Henrique Caixa, afirmando ainda que a negociação com a Minas Arena, administradora do estádio, está “bem encaminhada”.


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