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Estado de Minas

Mais de 70% dos lojistas de BH esperam queda nas vendas no Dia das Mães

Para tentar driblar o ceticismo, os lojistas devem apostar nas promoções. Mais de 48% dos entrevistados disseram que vão recorrer às ofertas para tentar alavancar as vendas


postado em 27/04/2015 11:52

O comércio de Belo Horizonte está pessimista em relação às vendas no Dia das Mães. Pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BH), no período de 6 a 16 de abril, mostrou que 70,53% dos entrevistados esperam que as vendas sejam inferiores ao mesmo período de 2014. No ano anterior, a mesma pesquisa mostrou um cenário oposto - 49% dos lojistas estavam otimistas e esperavam aumento nas vendas.

No levantamento feito pela CDL-BH foram ouvidos 100 empresários do comércio varejista da capital e Região Metropolitana, de diferentes ramos de atividades. Para eles, os principais fatores que poderiam contribuir para uma melhora nas vendas são a diminuição da inflação e um aumento real na renda do trabalhador. A maioria creditou o quadro pessimista à atual crise econômica e política.

Para tentar driblar o ceticismo, os lojistas devem apostar nas promoções. Mais de 48% dos entrevistados disseram que vão recorrer às ofertas para tentar alavancar as vendas. Alguns empresários também planejam utilizar propagandas para divulgação e estratégias para melhorar a qualidade do seu mix de produtos (9,47%). Quase 12% dos empresários ainda não decidiu qual será a estratégia adotada na data.

Devido ao cenário econômico, a maioria dos entrevistados (66,32%) não soube responder o valor do tíquete médio para o Dia das Mães. Com base na média ponderada das respostas, a CDL-BH calculou o valor em cerca de R$ 68,75, menos da metade do tíquete do ano passado, quando lojistas calcularam o valor em R$ 138,25.

O cartão de crédito ainda é a forma de pagamento mais esperada. A maioria dos empresários afirmou que as compras devem ser parceladas em até três vezes, seguidas pelo dinheiro, cartão de débito, crediário, cartão da própria loja e cheque. Em comparação com o último ano, caiu o percentual de vendas a prazo. Por outro lado, houve aumento na forma de pagamento através do dinheiro.


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