(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Estado de Minas conquista prêmio do Sebrae

Série %u201CMuito além do cafezinho%u201D venceu a etapa estadual


postado em 18/04/2015 00:12 / atualizado em 18/04/2015 07:32

O Estado de Minas venceu a etapa estadual do prêmio Sebrae de Jornalismo com a série “Muito além do cafezinho”, do repórter Paulo Henrique Lobato, com fotos de Jair Amaral e Marcos Michelin. Publicadas de 9 a 12 de fevereiro de 2014, as reportagens tratam do mercado do café gourmet, que ganha cada vez mais consumidores no país.


Os textos mostram como alguns produtores conseguem mais de R$ 5 mil numa saca de 60 quilos do grão – o preço médio é de R$ 400. Também abordam o lucro maior de cafeicultores que verticalizam a produção (lavoura, indústria e comércio). As reportagens também destacam como cafeicultores que abriram suas lavouras à visitação pública conseguem um ganho a mais com o turismo. A equipe do jornal percorreu fazendas das regiões produtoras mineiras para apresentar ao leitor o cenário dos produtores de café que realmente conseguem agregar valor aos seus produtos e serviços. Vale lembrar que o grão vendido verde tem cotação muito inferior ao que é processado e negociado como pó ou granulado.

A reportagem do EM visitou grandes propriedades, cooperativas para exportação, comércio e indústria do Alto Paranaíba e do Sul de Minas, duas das regiões em que a commodity tem preço especial no mercado mundial.A valorização se dá principalmente pela aposta no café arábica, melhor cotado pelos compradores.

A série concorrerá ao certame nacional do Prêmio Sebrae de Jornalismo. O resultado está previsto para ser divulgado em julho. A reportagem terá concorrentes de todas as regiões do país.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)