(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo avalia aumentar limite de financiamento de pesados pelo BNDES, diz ministro


postado em 26/03/2015 14:01 / atualizado em 26/03/2015 14:54

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, declarou nesta quinta-feira, após reunião com presidentes de montadoras, que o governo está avaliando aumentar o limite para o financiamento de caminhões com taxas do Programa de Sustentação do Investimento (PSI), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Segundo ele, o governo também está discutindo a possibilidade de lançar um novo programa de renovação da frota de pesados.


Atualmente, o limite para o financiamento com as taxas do PSI é de 50%, para grandes empresas, e de 70% do valor do bem, para empresas de porte menor. O cliente, entretanto, pode financiar até 90% do valor, complementando a taxa do PSI com taxas de mercado. Monteiro não deu, contudo, nenhum número para quanto essa participação poderá ser elevada. De acordo com ele, o objetivo de aumentar o limite é oferecer condições para que as vendas de caminhões possam crescer.

Em relação ao programa de renovação da frota, o ministro afirmou que não sabe se será ainda para este ano. Ele defendeu que a renovação significa não apenas ativar as encomendas de caminhões, mas aumentar a eficiência e ganhos de produtividade no sistema de transporte brasileiro. Para Monteiro, tanto a renovação quanto o aumento do limite do PSI não afetam o ajuste fiscal em andamento.

Crise

Mesmo com quedas nos licenciamentos e produção superiores a 20% no primeiro bimestre de 2015, o ministro disse não considerar que o setor automotivo brasileiro está passando por uma crise. Monteiro avaliou que há apenas uma queda do nível de atividade e das vendas.

"Crise (no setor automotivo) passa longe, porque temos mercado interno de grande dimensão. O Brasil é um dos cinco principais mercados do mundo. Portando, com mercado dessa dimensão, não podemos falar de crise", afirmou. Monteiro disse que o governo vem acompanhando de perto as demissões no setor. De acordo com ele, "estamos cientes de que as empresas têm feito esforços para manter o quadro de funcionários".

Na avaliação do ministro, as montadoras têm feito programas "adequados", como concessão de férias coletivas, lay-off (suspensão temporária dos contratos de trabalho) e programas de demissão voluntária (PDVs). "Espero que, na medida em que ajuste macroeconômico se complete, tenho certeza que vamos ter retomada das vendas ainda este ano", previu.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)